Como Manter a Pele Hidratada? Todas as Dicas Essenciais

Saiba como deixar a pele hidratada e macia e bonita no Inverno e durante todo o ano.

como manter a pele hidratada

Desde sempre as mulheres buscam ter uma pele bonita e macia no rosto e em todo o corpo. Todas as mulheres precisam assim de saber como manter a pele hidratada. Para que isso aconteça, no entanto, é necessário cuidar da saúde dela com alguma regularidade. Isso inclui por exemplo o uso do melhor hidratante corporal e ainda outros cuidados mais simples.

Uma das atitudes mais importantes nesse sentido é manter a pele de todo o corpo hidratada. Ao analisarmos os melhores hidratantes corporais, é preciso entender algumas coisas. Primeiro que nem todo hidratante tem as mesmas funções.

Também é importante levar em consideração que há produtos específicos para os diferentes tipos de pele. Ou seja: se você tem pele oleosa, por exemplo, não adianta usar um creme para pele seca.

A pele precisa de cuidados intensos tanto no inverno quanto no verão. Independente do tipo, se é seca, normal, mista ou oleosa, a hidratação adequada só tem a lhe oferecer os maiores benefícios. Por isso de nada adianta ter o melhor hidratante corporal do mercado se você não tiver consciência de que ele é seu maior aliado.

Como Hidratar a Pele?

Nem todo mundo sabe, mas a pele é o maior órgão do corpo humano. Isso faz dela a primeira proteção que temos contra agentes externos nocivos.

É justamente por sua função de barreira que é necessário mantê-la hidratada diariamente. Sem isso, tanto em dias de intenso calor quanto em dias de intenso frio, ela não funciona como deveria.

Além disso, como é óbvio, é a pele a primeira a tentar evitar a entrada de micro-organismos e demais substâncias que podem provocar alergias. Aliás, é ela quem costuma demonstrar os primeiros sinais quando você ingeriu ou entrou em contato com componentes alergênicos. Por isso é de suma importância que você não deixe a pele desidratar.

Saiba como manter a pele hidratada e como escolher hidratante corporal

como escolher hidratante corporal

Não é o bastante ter o melhor hidratante corporal ou o mais caro se ele não é ideal para sua pele. Por isso antes de tudo o que deve fazer é saber se sua pele é normal, seca, mista ou oleosa. Veja abaixo um pouco sobre cada uma:

Como Manter a Pele Hidratada:

Normal

A pele normal é o tipo mais equilibrado. A maioria das pessoas que tem esse tipo tem uma pele com textura de veludo. É macia, fina, flexível.

Os cuidados que esse tipo exige não são muitos, visto que ela é oleosa e hidratada na medida certa. Por esse motivo, quem tem a pele normal raramente tem espinhas. Ela é mais comum em bebês e crianças na primeira infância, sendo bastante rara na fase adulta.

Esse tipo de pele é o que menos exige cuidados, portanto quem tem a pele normal não precisa se preocupar em ter o melhor hidratante corporal do mercado. Um cuidado simples já é suficiente.

Oleosa

A característica fundamental e que identifica a pele oleosa é a produção elevada de sebo. A oleosidade se acumula no interior dos poros, fazendo com que eles fiquem inchados e mais visíveis. Pessoas com pele oleosa têm uma aparência mais brilhosa e, ao mesmo tempo, grossa e pálida. Há, por consequência, maior chance de surgirem espinhas.

Os motivos para alguém ter esse tipo podem ser disfunções hormonais e estresse.

Seca

A pele seca infelizmente tem uma grande dificuldade em reter a quantidade de água necessária para manter-se hidratada. Visto que ela não possui os fatores de hidratação naturais, ela desidrata com muita facilidade. Esses fatores são aminoácidos, ácido lático, ureia, entre outros. Eles ajudam a fixar a água em todo o organismo

Pessoas com pele seca têm menos flexibilidade e elasticidade na pele. Até por isso que é comum vê-las descamar. Quem tem a pele seca, tem maior propensão a ter uma aparência mais velha precocemente. As chamadas linhas de expressão, as rugas e as rachaduras na pele podem surgir mesmo durante a juventude. A pele seca é a que exige mais cuidados, e se subdivide em: seca, muito seca e extrasseca.

Mista

A pele mista, como o próprio nome sugere, apresenta características de cada um dos tipos vistos anteriormente. Quem tem a mista, possui maior oleosidade na conhecida zona “T”, que é a testa, o nariz e o queixo. Isso significa que nessa zona há maior chance de espinhas se desenvolverem. Esse tipo de pele é um dos mais comuns em pessoas adultas.

Agora que você já sabe quais os tipos de pele existente, basta descobrir qual é o seu. Somente após ter essa informação é que você conseguirá encontrar o melhor hidratante corporal para você.

Leia também: os melhores protetores solares para o rosto e corpo

 

 

Crédito das imagens: Unsplash