Como Ter Uma Pele Bonita? Segredos e Dicas

Saiba como ter uma pele bonita, saudável e hidratada naturalmente.

como ter uma pele bonita

Muita gente nos pergunta sobre como ter uma pele bonita e saudável. O principal segredo para ser mais bonita por menos é bem simples: alimentação. O que faz a sua pele do rosto e do corpo ficar uniforme, sem excesso de oleosidade e com brilho natural, é majoritariamente aquilo que você come.

Como nem todo mundo entende sobre o assunto, vamos abordá-lo por tópicos, para facilitar o entendimento e melhorar a sua pele já!

Afinal, como ter a pele perfeita?

Primeiramente, convém deixar bem claro que tudo que vamos falar de mudança de hábitos é a longo prazo. Se você deixar de comer fast food hoje, não vai ver resultados já amanhã.

Se a sua pele anda com muita acne ou excesso de oleosidade, o problema pode ser mesmo a sua alimentação. Comer mais legumes, frutas e diminuir o consumo de frituras e doces pode resolver o problema em algumas semanas.

Beber muita água também faz a diferença. Nosso corpo é feito de 70% água. Se você não se hidrata, é normal que a sua pele fique ressecada e com mau aspecto.

Uma boa dica para tomar mais água é carregar sempre uma garrafinha. Outra coisa que você pode fazer é apostar no uso de aplicativos, como despertadores e outros tipo planners.

O exercício físico é outro fator que desempenha um papel importante na pele bonita. Se você quer saber como ter uma pele bonita no corpo todo precisa se mexer. Quem não se exercita acumula líquidos com mais facilidade, desenvolve mais celulite e fica com a pele flácida antes do tempo.

Cigarro também faz mal. E não é só para a pele! Fumar ainda piora a saúde dos dentes e pode provocar vários tipos de câncer.

Hidratação

Até quem tem a pele oleosa precisa promover uma hidratação diária da derme. Você não precisa se besuntar toda, basta um pouco de hidratante após o banho, quando os poros estão mais abertos e pronto.

A hidratação deve ser feita com um creme, gel ou outro tipo de produto apropriado ao seu tipo de derme. Peles mais secas precisam do melhor hidratante corporal, mais denso e com maior fixação, para que a absorção seja feita mais lentamente.

As mulheres com rosto mais oleoso podem fazer hidratação com produtos em forma de gel, cuja absorção é rápida e deixa o rosto com um efeito mate.

Leia também: como manter a pele hidratada.

Usar colágeno é uma alternativa?

O colágeno é uma proteína que nós produzimos no nosso organismo. Contudo, a sua produção começa a cair por volta dos 30 anos de idade.

A função dessa proteína está diretamente ligada com a elasticidade da pele. Quem começa a reposição do colágeno cedo tem menos chances de ter rugas e flacidez. A proteína também protege as articulações.

Porém, não adianta tomar colágeno hidrolisado se não existir uma alimentação correta. A substância precisa de vitamina C para ser absorvida completamente.

Alguns colágenos artificiais à venda já vem com a dose da vitamina na composição. Ainda assim, é interessante aumentar o consumo de frutas com grande concentração de vitamina C, como limão, laranja e morango.

Se quer ter uma pele perfeita, saia do sol

O sol infelizmente é um grande inimigo da pele. Os raios UVA e UVB promovem o envelhecimento celular e até mesmo o câncer de pele. Quem almeja uma pele perfeita precisa evitar o excesso de exposição ao sol.

Procure usar diariamente os melhores protetores e filtros solares, principalmente no rosto, no colo e nas regiões mais expostas. Procure utilizar um produto com fator de proteção alto, acima de 30 FPS.

Todavia é importante também ter atenção aos horários. O sol não é um inimigo por completo. Afinal, é através dele que você fixa várias vitaminas. Procure evitar os raios solares entre 10h e 16h, que é quando a intensidade é maior.

Lembre-se de usar chapéu e outros acessórios, como óculos de sol e protetor labial, na praia ou em momentos de exposição mais longa. O sol em excesso faz mal para todos os tipos e cores de pele.

E como deixar a pele bonita?

como deixar a pele bonita

Às vezes nem é uma questão de ter a derme bonita, mas de como deixar a pele limpa e com bom aspecto e isso vale tanto para a pele feminina como para a pele masculina. Abusar da maquiagem, do sol e da má alimentação podem deixar a sua pele ruim rapidamente. Na verdade é só necessário ter um pouco de cuidado para ficar bonita naturalmente.

Quando é esse o caso, você pode fazer uma mudança mais drástica de hábitos, como iniciar um detox, um cronograma de skincare e diminuir o uso da maquiagem. Aliás, a maquiagem é um dos principais inimigos da sua pele. Ela entope os poros, diminuindo a respiração da pele e aumentando a oleosidade.

A maquiagem também provoca reações alérgicas. Com o aumento do sebo, você pode ter cravos, espinhas e crises de rosácea por conta de uma base ou do excesso de pó.

Limpeza diária para ter uma pele bonita e macia

Fazer uma limpeza diária ou ter a sua rotina de skincare pode salvá-la dessas situações descritas acima. Procure lavar bem o rosto antes de aplicar a maquiagem e antes de dormir.

Deitar com a pele limpa é essencial para mantê-la hidratada e bonita. Dormir de maquiagem faz mal à pele e à saúde. Não se esqueça que também absorvemos substâncias através da pele e é por isso que parte da sua maquiagem some durante o dia.

Ao contrário do que muitos sites dizem, para lavar o rosto, água e sabão neutro já bastam. Esfregar a sua pele diariamente com esfoliante pode piorá-la. E o uso de produtos específicos, como ácidos e vitaminas, deve ser sempre recomendado por um dermatologista.

Lembre-se, nem tudo que funciona para as suas amigas vai funcionar para você!

Consulta anual com um médico

E por fim, vale reforçar que uma consulta anual com um dermatologista nunca matou ninguém. É bacana ir ao especialista, pois isso garante a você um cuidado mais específico.

Outro benefício de ir no médico é ficar de olho em sardas, manchas e sinais. Manter um controle é vital para evitar o câncer de pele e ter uma vida mais saudável.

Siga os conselhos do seu médico e cuide-se! Daqui uns anos você vai notar a diferença!

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash