Como reduzir as crises alérgicas no inverno e ter mais qualidade de vida? Confira

A princípio, a alergia é uma condição de saúde bastante recorrente entre as pessoas, e possui diversas formas de se manifestar. Dentro dessa diversidade, as alergias respiratórias são umas das mais comuns. Estas podem resultar em episódios de crises alérgicas, especialmente durante o inverno. Portanto, venha com o SaúdeLab aprender a como reduzir as crises alérgicas no inverno com apenas alguns cuidados.

Quem possui algum tipo de alergia respiratória, sabe o quão incomodativa essa condição pode ser. Dependendo do grau de intensidade, as crises de alergia podem ser até mesmo danosas. Logo, com a chegada do inverno, onde as alergias respiratórias ficam mais sensíveis, é bom tomar alguns cuidados para evitar possíveis crises.

Influência do ambiente nas crises alérgicas

Antes de mais nada, o inverno influencia nas crises alérgicas por conta das condições climáticas que ele proporciona. Logo, não é necessariamente a estação do ano que agrava as alergias, e sim o clima em si. Consequentemente, se a região que você mora possui um clima naturalmente mais frio e úmido, já é o suficiente para atacar a alergia, independente da estação.

Durante o inverno, ou em condições climáticas similares, a exposição à luz solar é menor. Dessa forma, a temperatura cai e a umidade aumenta, criando um ambiente mais propício para o desenvolvimento de bolores e mofos. Estes por sua vez, servem como alimento para ácaros, que são agentes microscópicos diretamente ligados às causas de crises alérgicas.

Outros fatores influenciadores

A princípio, o clima não é o único causador das crises alérgicas. Durante períodos de frio, é comum que as pessoas costumem ficar mais em casa. Por consequência, as pessoas acabam comendo dentro de caso do que fora, e quando elas fazem isso no sofá ou não cama, muitas vezes algumas migalhas são deixadas para trás. Assim como o frio, essas migalhas também favorecem a proliferação dos ácaros.

Por fim, outro fator diretamente ligado com alergias é a imunidade. Quanto mais debilitada ela estiver, maior a chance de haver uma crise. Sob esse mesmo ponto de vista, as crises alérgicas acabam sendo mais comuns em crianças, pois o sistema imune delas ainda se encontra sob desenvolvimento.

Como reduzir as crises alérgicas no inverno?
As crises alérgicas podem ser condições bastante incomodativas. Foto: Pixabay

Formas de reduzir as crises alérgicas

Tendo em mente os principais elementos que atacam a alergia, o primeiro passo para combater isso é tentar manter o ambiente de sua casa mais arejado, e preferencialmente de forma que também receba luz solar. Ao mesmo tempo, remova quaisquer objetos com o potencial de acumular muita poeira, como cortinas, tapetes e livros. Dessa forma, você já estará prejudicando a proliferação dos ácaros.

Caso você tenha algum pet em casa, como um gato ou cachorro, tente mantê-lo longe de quem possui tendências de crise. Ademais, dê banhos semanais no pet, e impeça que ele entre no quarto da pessoa. Por fim, antes de fato começar a combater as crises alérgicas, sempre consulte um profissional da saúde. É muito importante confirmar se você realmente está com alergia, e se existe algum tratamento médico para isso.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915