Como tirar acidez da cebola? Dessa dica você não sabia

A acidez faz parte das características naturais da cebola, mas ela pode ser contornada

A princípio, quando se fala sobre alimentos ácidos, geralmente os primeiros exemplos que nos vem em mente são as frutas cítricas, como o limão e a laranja. Contudo, a cebola também entra nessa categoria, e felizmente pode ter parte de sua acidez eliminada. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de excelentes dicas de como tirar acidez da cebola.

Sem dúvidas, poucos alimentos são tão usados e versáteis e consumidos quanto a cebola. Quase todo mundo utiliza ela nas refeições do dia a dia, seja para refogar um simples arroz e feijão ou para fazer pratos mais elaborados. Logo, dada a sua popularidade, saber como tirar acidez da cebola pode ser vantajoso as pessoas que se incomodam por essa característica específica dela.

Como tirar acidez da cebola de forma eficiente?

Antes de mais nada, se você estiver receoso com a dificuldade do processo, fique sabendo que não há com o que se preocupar. Tirar a acidez da cebola é uma tarefa extremamente simples, e que requer muito pouco esforço. Basta seguir alguns passos bem fáceis e ela já estará pronta para o uso. Portanto, acompanhe a seguir o passo a passo de como tirar acidez da cebola corretamente:

  1. Primeiramente, utilizando uma faca afiada, corte a cebola pela metade.
  2. Em seguida, em uma vasilha ou recipiente de sua preferência, acrescente água gelada.
  3. Se achar necessário, coloque algumas pedras de gelo no recipiente para garantir que a água esteja bem gelada.
  4. Feito isso, deixe a cebola de molho no recipiente com água gelada.
  5. Por fim, depois de aproximadamente 20 ou 30 minutos de molho, a cebola terá perdido parte de sua acidez, e já estará pronta para ser usada na cozinha.

Se quiser, você pode acrescentar alguns ingredientes na água

Por incrível que pareça, alguns compostos podem ser adicionados à água gelada para potencializar a remoção da acidez ou até saborizar um pouco a cebola. Dentre esses compostos estão o sal e açúcar, que são tão acessíveis que não comprometem com a simplicidade do processo. Mas caso queira deixar ele mais elaborado, também é possível colocar vinagre ou limão, que mesmo sendo ácidos, melhoram o resultado final.

Por que é bom reduzir a acidez dos alimentos?

Agora que você aprendeu a como tirar acidez da cebola, vale a pena entender os benefícios que isso pode oferecer para nós. E para entendê-los, precisamos focar no funcionamento do nosso estômago. Basicamente, ele é um dos principais órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. E para cumprir com a sua função, ele depende do suco gástrico, que tem um caráter fortemente ácido.

A parede do nosso estômago possui uma proteção natural contra a acidez do suco gástrico. Entretanto, se a acidez dele for desbalanceada, como por exemplo através do consumo de alimentos ácidos, a saúde do órgão pode ser comprometida. No caso, ele fica mais suscetível à problemas como a gastrite, e pode piorar quadros de azia, refluxo e similares. Por isso é bom controlar a acidez das refeições que consumimos no dia a dia.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação