Como tomar açafrão para inflamação? Saiba a maneira certa para evitar problemas

Doenças inflamatórias conseguem comprometer muito com a nossa saúde e bem-estar. Para combater a maioria delas, é necessário usar medicamentos anti-inflamatórios.

Porém existem alimentos e produtos naturais que exercem um efeito similar. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, aprenda a como tomar açafrão para inflamação e fique por dentro de seus efeitos.

A princípio, o açafrão é um dos temperos mais empregados na cozinha. Ele oferece e enriquece os pratos com sabor, e ainda promete diversos benefícios para a saúde.

Inclusive, por causa desses benefícios, ele acaba sendo empregado até mesmo fora da cozinha. Logo, conhecer melhor eles e aprender a como aproveitá-los pode fazer toda a diferença na saúde do nosso organismo.

Como tomar açafrão para inflamação?

De maneira geral, a riqueza de propriedades do açafrão se dá pela variedade de nutrientes que ele apresenta.

E sem dúvidas, um dos principais deles é a curcumina. Ela exerce ação anti-inflamatória no corpo, possibilitando o uso do açafrão para combater inflamações. Entretanto, é bom saber como tomar açafrão para inflamação pois esse é um problema que pode se manifestar de diferentes formas.

No caso, a forma mais óbvia de usar o açafrão no dia a dia é acrescentando ele nas refeições. Entretanto, se você deseja saber como tomar açafrão para inflamação, é preciso pensar em formas mais concentradas de consumi-lo.

Por exemplo, atualmente existem produtos para pele, incluindo produtos caseiros, que levam o açafrão. E nesse caso, eles são excelentes para combater inflamações e outros problemas na pele.

Por outro lado, a principal forma de se tomar açafrão para inflamação é através do shot de açafrão e do consumo de cápsulas do mesmo. O efeito deles é um pouco mais generalizado, de forma que muitos processos inflamatórios do organismo podem ser combatidos através do consumo deles.

Portanto, se estiver na dúvida, opte por um deles.

Shot de açafrão

  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 1 pitada de pimenta preta (para aumentar a absorção da curcumina no açafrão)
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 colher de chá de mel ou xarope de bordo (opcional, para adoçar)
  • 50 ml de água morna

Primeiramente, ferva a água e deixe esfriar um pouco para que fique morna. Depois, em um copo, misture o açafrão em pó e a pitada de pimenta preta. Feito isso, adicione o suco de limão ao copo. A acidez do limão ajuda a realçar o sabor do açafrão.

Aliás, se desejar adoçar o shot, adicione o mel ou xarope de bordo e mexa bem. Finalmente, despeje a água morna sobre os ingredientes no copo e misture tudo até que o açafrão esteja completamente dissolvido. Por fim, beba imediatamente enquanto ainda está morno para aproveitar os benefícios do açafrão.

O açafrão ainda apresenta outras utilidades

Agora que você sabe como tomar açafrão para inflamação, não podemos deixar de comentar que essa não é o único benefício do produto.

Muito pelo contrário, ele apresenta uma variedade considerável de antioxidantes, compostos bioativos, antimicrobianos e compostos fenólicos indispensáveis para a nossa saúde. Sendo assim, através do consumo do açafrão, seja por cápsulas, chá ou similares, podemos aproveitar benefícios como:

Prevenção contra doenças neurodegenerativas

Melhor controle da pressão arterial

Promoção de melhores níveis de colesterol

Melhoria no controle dos níveis de glicose

Manutenção e proteção da saúde da pele

Redução e alívio de dores generalizadas

Prevenção contra problemas de alergia

Ajuda nos processos de perda de peso

Combate de doenças e problemas intestinais

Cuidado para não confundir os diferentes tipos de açafrão

Por fim, é importante salientar que todas as propriedades e e formas de uso que citamos são referentes ao açafrão-da-terra, conhecido também por cúrcuma ou apenas açafrão.

Ele apresenta uma coloração amarela ou alaranjada, e é extraído de uma raiz. Seus efeitos são totalmente diferentes do açafrão verdadeiro, que é extraído de flores, possui coloração vermelha, e é extremamente caro.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915