Cone hindu faz mal? Descubra seus efeitos e cuidados indispensáveis

Conheça as principais características e efeitos do cone hindu antes de usá-lo

À primeira vista, talvez você não saiba o que é o cone hindu exatamente, mas provavelmente já alguém usando. Ele se tornou uma moda bastante popular na internet, e promete benefícios interessantes. Porém é preciso se informar bem sobre esse tipo de produto antes de usar. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, conheça o cone hindu, e saiba se ele faz mal de alguma forma.

Sem dúvidas, existe uma infinidade de produtos e técnicas orientais que são muito benéficas para a saúde. Países como a China e a Índia, por exemplo, produzem muitos conhecimentos e estudos na área da medicina alternativa e saúde. O cone hindu é justamente um fruto dessa produção, mas nem sempre a eficácia e segurança desse tipo de técnica podem ser garantidos.

O que é o cone hindu e para que ele serve?

Também conhecido por cone chinês, o cone hindu é uma ferramenta usada para limpar o ouvido. Apesar de ter se popularizado recentemente, o seu uso é muito antigo. O nome se refere justamente ao formato da ferramenta, que apesar de parecer apenas um cone simples, possui uma ideia muito interessante por trás. Atualmente, ele pode ser adquirido tanto em lojas físicas especializadas, quanto em lojas online.

De maneira geral, o cone hindu é feito de cera de abelha, algodão e parafina. A ponta menor dele é coloca próxima ao ouvido, sem ser introduzida nele a fundo. Já a ponta maioria é incendiada, produzindo fogo. Esse fogo, juntamente com a fumaça dele, é responsável pela produção de uma pressão negativa no ouvido. Essa pressão seria responsável por sugar o excesso de cera, promovendo uma limpeza, e curar problemas como otite, zumbidos e similares.

A técnica é realmente eficaz ou não funciona?

A princípio, o cone hindu pode sim ser capaz de remover o excesso de cera de ouvido. Consequentemente, ele promove uma melhor limpeza e audição do mesmo. Contudo, os benefícios dele para o ouvido não vão muito além disso, sendo então incapaz de curar certas doenças. Ademais, muitas vezes a limpeza feita por ele não é tão eficaz quanto parece. É muito comum as pessoas que usaram o cone confundirem a cera de ouvido extraída com a cera que já estava no cone, passando uma falsa impressão de limpeza.

O cone oferece algum tipo de perigo?

Infelizmente sim, o cone hindu possui alguns riscos para a saúde. Portanto, o cone hindu faz mal quando manuseado por pessoas que não são capacitadas para utiliza-lo. Conforme fora dito, o calor do fogo e a fumaça produzida por ele geram uma pressão dentro do ouvido, a qual pode causar danos e até mesmo perfurações no ouvido. A alta na temperatura e os próprios vapores, por estarem concentrados no ouvido, que é um local fechado e pequeno, também favorecem esse problema.

Sob o mesmo ponto de vista, o fogo do cone também pode acabar levando a queimaduras, especialmente se não for manuseado por um especialista. No caso, as queimaduras podem ser tanto externas quanto internas. Em suma, se você pretende usar o cone hindu para limpar o ouvido, pense bastante sobre os prós e contras dele. No final, pode ser que o processo seja arriscado demais, e os benefícios sejam de menos.

Leia mais: Sinto muito sono, o que pode ser? Descubra 11 doenças que podem estar relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação