O que é preciso fazer para congelar berinjela da maneira correta?

Uma das características mais marcantes da berinjela é seu sabor, que é uma delícia para muitas pessoas, e ao mesmo tempo não agrada outras muito. Entrando, independente de se você gosta ou não de berinjela, é importante aprender a conservá-la para não perder seus benefícios para a saúde. Portanto, venha com o SaúdeLab e veja o que é preciso fazer para congelar berinjela da maneira correta. 

Sem dúvidas, a berinjela é um vegetal muito versátil na cozinha. Ela pode ser preparada de diversas formas, e utilizada em diferentes receitas. Mas nem sempre a berinjela é usada inteira no preparo dos pratos, sendo muito comum haver sobras depois das refeições. Ou seja, ao aprender como armazenar ela, é possível evitar o desperdício dela, e aproveitar o vegetal ao máximo. 

Como congelar berinjela da maneira certa?

  1. Primeiro, em uma panela sob o fogo, comece fervendo uma xícara de água com meio copo de suco de limão.
  2. Ao mesmo tempo, deixe reservado um recipiente com água e gelo.
  3. Depois desse pequeno preparo, descasque a berinjela e fatie ela em rodelas médias.
  4. Coloque as rodelas na água com limão fervente, e deixe por cerca de 3 minutos.
  5. Passado o tempo, leve as rodelas para o recipiente com água e gelo, e reserve por 4 ou 5 minutos.
  6. Retire as rodelas e seque elas bem utilizando um guardanapo ou papel-toalha.
  7. Por fim, passe as rodelas de berinjela para uma sacola com fecho hermético, e leve para o congelador.

Um dos fatores que garante a conservação da berinjela é o suco de limão. Ele possui propriedades que combatem a degradação natural do vegetal. Ademais, o uso da água gelada também é importante para interromper o processo de cozimento causado pela água e limão ferventes.

Leia mais: Posso congelar purê de batata? Saiba a maneira correta de armazenar e não jogue fora

O que evitar fazer para congelar corretamente a berinjela

Conforme fora dito, a berinjela precisa ser fatiada em rodelas para ser bem congelada. Se você tentar congelar ela ainda inteira, pode ser que a conservação seja comprometida e você acabe perdendo a berinjela. Ademais, em relação ao recipiente de armazenamento, procure priorizar o uso de sacos herméticos ou embalagens a vácuo. Nunca utilize recipiente de vidro, pois a diferença de pressão pode acabar estourando ele.

A berinjela também pode ser congelada após preparada

Por incrível que pareça, você também pode congelar as berinjelas que já foram preparadas. No caso de berinjelas cozidas ou empanadas, o processo é similar ao congelamento da berinjela fresca. Basta colocar as sobras em um saco plástico com fecho hermético e levar para o congelador. Porém para outros tipos de preparo, é preciso ter alguns cuidados extras.

Tanto a berinjela empanada quanto a frita precisam ter um pouco do seu óleo drenado antes de serem armazenadas. Para isso, utilize um papel toalha ou papel absorvente de cozinha. Porém a berinjela frita, bem como a berinjela recheada, precisam ser envolvidas com plástico-filme antes de irem para o congelador. Enquanto frita e envolvida diretamente, a recheada deve ficar em uma bandeja coberta por plástico.

Leia mais: É possível congelar milho na espiga? Veja essas dicas para conservá-lo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915