Couve solta o intestino mesmo? Confira as suas principais propriedades

A princípio, a saúde e funcionamento do nosso intestino depende principalmente das refeições que fazemos. Algunas alimentos tem o potencial de melhorar o trânsito intestinal, enquanto outros tendem a piorá-lo. Logo, saber fazer essa distinção é muito importante para a saúde. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se a couve solta o intestino mesmo, e confira as suas principais propriedades.

Geralmente as frutas e os vegetais no geral costumam ser benéficos para o intestino. Afinal, poucos alimentos são tão nutritivos quanto eles. O problema é que a forma com que esses alimentos naturais impactam a saúde intestinal varia de fruta para fruta, e de vegetal para vegetal. Por isso vale a pena saber se a couve solta o intestino de fato, ou se ela faz parte dos alimentos que prendem ele.

A couve solta o intestino ou não?

Para respondermos à essa questão, precisamos focar em apenas um dos nutrientes da couve, que são as suas fibras. Elas estão presentes em muitos outros alimentos naturais, e são um dos, senão o nutriente mais importante para a saúde do nosso intestino. Elas exercem uma função laxante e favorecem os movimentos intestinais. Logo, por causa das fibras, a couve solta o intestino de fato.

Por outro lado, se a couve for consumida crua ou com um preparo mais simples, é possível aproveitar outro importante aspecto dela. No caso, ela é um vegetal bastante rico em água, que é outro composto indispensável para o intestino. Isso porque o consumo regular de água favorece a eliminação das fezes. Consequentemente, a couve solta o intestino também pela presença significativa de água em sua composição.

As fibras da couve também beneficiam o intestino de outras formas

Sabendo que a couve solta o intestino, fica claro que ela é uma ótima inclusão na alimentação para promover a saúde do órgão. Contudo, as suas fibras ainda exercem um outro efeito muito interessante. Quando no nosso intestino, elas servem como prebiótico para às bactérias que compõem a microbiota. Ou seja, as fibras da couve não só melhoram o trânsito intestinal, como também favorece a microbiota e, consequentemente, a digestão.

Outros benefícios da couve para a saúde

  • É antioxidante: alguns compostos presentes na couve, como a vitamina C, possuem ação antioxidante. Através deles, o corpo consegue combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
  • Controla a hipertensão: o potássio é um dos principais minerais da couve. Ao consumi-lo, ele promove a eliminação do sódio, um outro mineral que é responsável por elevar a pressão arterial.
  • Aumenta a imunidade: por ser fonte de vitamina C, bem como de algumas vitaminas do complexo B, a couve ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Regula o colesterol: por incrível que pareça, as fibras da couve ainda possuem mais um efeito extremamente importante. Se consumirmos elas regularmente, reduzimos a quantidade de gorduras que o corpo absorve dos alimentos. Com isso, é possível reduzir os nossos níveis de colesterol.
  • Promove a saúde óssea: por fim, assim como o potássio, o fósforo e cálcio são minerais bem expressivos da  couve. Ambos são indispensáveis para a manutenção da saúde e estrutura dos ossos.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915