Quem tem gastrite pode tomar vinagre de maçã? Saiba se melhora ou piora a situação

Por mais benéficos que o vinagre de maçã seja, ele é contraindicado em alguns casos

A princípio, o vinagre de maçã é um produto extremamente versátil, e sua composição promete muitos benefícios para a saúde. Entretanto, existe muita polêmica a respeito do impacto dele no organismo quando estamos afetados por problemas gástricos, como a gastrite. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gastrite pode tomar vinagre de maçã, ou se ele não é seguro.

De maneira geral, a gastrite é uma doença inflamatória que afeta a parede do nosso estômago. E como o estômago é um dos principais órgãos que compõem o sistema digestivo, esse tipo de doença interfere muito na alimentação do dia a dia. No caso, enquanto algumas comidas são seguras para a gastrite, outras podem ser extremamente nocivas. Resta saber em qual dessas o vinagre de maçã de encaixa.

Quem tem gastrite pode tomar vinagre de maçã?

Para que o estômago possa digerir os alimentos que comemos, ele conta com o suco gástrico. Ele é basicamente uma substância bem ácida produzida pelo corpo para dissolver comidas. E essa acidez só não é prejudicial para o estômago pois ele possui uma camada protetora, que reveste a parede do órgão. Entretanto, conforme fora dito, a gastrite afeta justamente esse estrutura, fazendo com que o órgão fique vulnerável à acidez.

O vinagre de maçã por sua vez, assim como a grande maioria dos outros vinagres, possui um caráter ácido. Logo, consumir ele pode contribuir para que o suco gástrico fique ainda mais ácido. Para quem sofre de gastrite, isso acaba sendo um grande problema. Portanto, não há como afirmar que quem tem gastrite pode tomar vinagre de maçã pro si só com a segurança garantida.

Se diluído ou moderado, o vinagre é bom para a gastrite

Como o problema do vinagre de maçã é a sua acidez, podemos diluir ele ou usá-lo em quantidades pequenas para reduzir o impacto dela no estômago. Ao fazer isso, por incrível que pareça, a acidez reduzida do vinagre acaba sendo uma aliada para regular a acidez do próprio estômago. Ou seja, quem tem gastrite pode tomar vinagre de maçã de fato, mas tomando cuidado com sua concentração e quantidade.

Sob o mesmo ponto de vista, também não podemos deixar de falar que o vinagre de maçã diluído é ótimo para prevenir gastrite. No caso, ele não só regula a acidez do estômago como também ajuda a reforçar as proteções que revestem a parede do órgão. Logo, em suma, incluir o vinagre de maçã no dia a dia, seguindo os cuidados mencionados, é bom tanto para quem sofre de gastrite quanto para quem quer se proteger contra ela.

Outros efeitos do vinagre de maçã na saúde

  • Protege o sistema cardiovascular: acredita-se que o vinagre de maçã seja capaz de regular os níveis de colesterol e manter os vasos sanguíneos protegidos, garantindo a nossa saúde cardiovascular.
  • É antioxidante: o vinagre de maçã é rico em diversos compostos antioxidantes. Estes são responsáveis por combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Favorece a perda de peso: os ácidos, fibras e compostos fenólicos do vinagre de maçã ajudam a reduzir a absorção de carboidratos, e a aumentar a saciedade após refeições, promovendo o emagrecimento.
  • Combate microrganismos: por fim, o vinagre de maçã também é capaz de eliminar diferentes espécies de fungos e bactérias. Inclusive é por esse mesmo motivo que ele é comumente usado como produto de limpeza.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação