Creatina causa impotência? Atenção aos efeitos colaterais do suplemento

Mesmo sendo muito consumida, ainda existem alguns receios quanto ao uso da creatina

A princípio, o consumo de suplementos pode fazer uma enorme diferença na nossa saúde. A creatina, por exemplo, oferece muitos benefícios interessantes. Mas será que ela é inteiramente segura para o organismo, ou pode ser um risco para a saúde do organismo de algum forma? Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que a creatina causa impotência, ou se isso não passa de mito.

De maneira geral, a impotência é uma condição de saúde que pode prejudicar bastante o bem-estar e vida sexual dos homens. E infelizmente, dependendo do caso, ela pode ser um pouco complicada de se combater. Ou seja, entender se a creatina causa impotência mesmo é uma questão mais importante do que parece, até mesmo porque ela é um suplemento muito popular.

A creatina causa impotência de fato?

Por incrível que pareça, existem alguns suplementos que realmente podem causar impotência em algumas pessoas. Esse é o caso dos suplementos psicoestimulantes. Inclusive, quando no nosso organismo, eles afetam a saúde sexual com sintomas que vão além da impotência. Entretanto, felizmente não há nada que comprove que a creatina causa impotência mesmo.

O consumo da creatina geralmente é associado a benefícios para os músculos. São muito raros os casos em que ela de fato representa algum perigo para saúde, e é basicamente impossível haver uma situação em que a creatina causa impotência. O único risco que pode haver em seu consumo é quando a pessoa sofre de algum problema renal que interfere no processamento da creatina. Mas até nesses casos o suplemento costuma ser seguro.

Isso não significa que a creatina não precisa de cuidados no consumo

Sabendo que a creatina não causa impotência, e que ela é um produto bem seguro, não há desculpas para evitar o consumo dela. Contudo, ela ainda precisa de atenção quanto a quantidade e frequência de consumo. Por exemplo, o ideal é consumir diariamente cerca de 3 a 5g de creatina, e de preferência com uma boa rotina de exercícios físicos já estabelecida. Mas esses valores e condições podem mudar de uma pessoa para outra, sendo então importante consultar um nutricionista antes de realmente começar a consumir o suplemento.

Efeitos benéficos da creatina na saúde

  • Evita a perda de músculos: com o passar do tempo, o nosso corpo tende a perder boa parte de sua massa muscular. Esse fenômeno é denominado sarcopenia, e é um dos motivos pela fragilidade física em idosos. Felizmente, é possível inibir a sarcopenia através do consumo da creatina.
  • Promove o ganho de músculos: a prática de exercícios físicos potencializa os efeitos da creatina pois ela favorece o ganho de músculos. Por isso ela é tão popular entre as pessoas que frequentam a academia.
  • Combate condições de saúde diversas: através do consumo da creatina, é possível prevenir problemas como a osteoporose e diabetes, e até mesmo amenizar os sintomas de doenças neurodegenerativas graves, como o mal de Parkinson e coreia de Huntington.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação