Você deixa seu filho no celular? Saiba que isso pode causar miopia

Triplicou a prescrição de óculos no Brasil na faixa etária de 6 a 8 anos

O número de crianças de 6 a 8 anos com miopia aumentou significativamente no Brasil nos últimos anos. A miopia é um distúrbio visual que causa dificuldade para que a pessoa possa ver de longe. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) até 2050 metade da população mundial terá miopia. Contudo, este distúrbio já está afetando muitas crianças, venha entender com SaúdeLab por que tantos pequenos entre 6 a 8 anos estão precisando de óculos tão cedo por conta da miopia?

Crianças com miopia cresce no Brasil

A projeção para 2050 é que ocorra epidemia de miopia no mundo, o que está por trás deste fenômeno é justamente a tecnologia. O uso excessivo de telas digitais como celulares, tablets, computadores, vídeo games, televisão é um dos principais motivos.

No entanto, neste caso os mais afetados pelas consequências do uso de telas digitais são as crianças e jovens. Por isso, que atualmente o número de prescrições de óculos para crianças de 6 a 8 anos triplicou entre os brasileiros nesta faixa etária.

A estimativa é de que 20% dos jovens em idade escolar tenham algum tipo de doença visual, como erro de refração. Onde o olho não permite uma refração apropriada da luz e da imagem, deixando a visão do paciente turva, embaçada, e opaca.

Este aspecto de vista cansada é causado pela miopia, hipermetropia, astigmatismo, e presbiopia. Contudo, dentre estas doenças a miopia ainda é o distúrbio que mais está crescendo. Pela OMS ela é um dos problemas de saúde pública que mais cresce no mundo.

Para entender esse crescimento basta analisar os seguintes números: até os cinco anos, as crianças que sofriam de miopia eram de apenas 1%. Contudo, quando analisamos as crianças de até 10 anos essa porcentagem sobe para 8% e os jovens de 15 anos chegam aos 15%.

Segundo o Hospital de Olhos de São Paulo, houve o aumento de 23% de diagnósticos de miopia entre crianças de 0 a 12 anos, apenas no primeiro semestre de 2021. Em relação ao mesmo período deste ano foram 421 pacientes para 538 no primeiro semestre de 2022.

Leia mais: Excesso de exposição às telas pode aumentar casos de diabetes: veja pesquisa

Cuidados

Diante deste cenário os pais devem levar com frequência ao oftalmologista para que caso seja diagnosticado algo ele possa ser tratado o quanto antes. A miopia é um problema que quando não é tratado pode aumentar de forma gradual. E nesta fase de desenvolvimento das crianças pode afetar a sua vida, física, social, intelectual e emocional.

Além disso, os pais devem estimular os filhos com brincadeiras e atividades ao livre, longe de telas digitais. De preferência procure atividades que permita que ele tenha que visualizar objetos distantes.

Outro erro muito comum que deve ser evitado, é deixar aparelhos digitais com crianças menores de 5 anos. Evite ao máximo este tipo de exposição até essa faixa etária, depois tente limitar em uma hora diante destes aparelhos. Por fim, entre crianças de 6 6 a 10 anos coloque um limite de duas horas e adolescentes de 3 horas.

Leia mais: Tempo de tela para crianças: veja recomendações dos profissionais de saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação