Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami

Em mais de 150 países, em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

A data foi criada em 1981 e, este ano, o tema é o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo. A nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, explica que os alimentos ricos em umami podem ajudar a cuidar da saúde do organismo.

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

“A maioria das pessoas está em busca de cuidar da alimentação tentando fazer substituições que não são necessariamente saudáveis ou até rígidas restrições alimentares, enquanto o consumo de alimentos umami, que estão presentes em nosso dia a dia, pode ajudar quem quer comer de maneira equilibrada”, declara Marilia.

O nosso paladar o reconhece quando consumimos alimentos que possuem o aminoácido glutamato e a sua ingestão oferece diversos benefícios para a saúde. Mas como o umami pode ajudar no cuidado com a alimentação?

umami
Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami. Foto: Canva PRO

“Uma das características principais do gosto umami é o aumento da salivação, por isso pode ser normalmente consumido por todas as pessoas. Ao entrar em contato com o alimento, a saliva dissolve e espalha elementos que conferem o sabor”, ressalta Marilia. Ela ainda pontua que esse aumento da salivação proporcionado pelos alimentos umami, melhora a mastigação e a deglutição.

As melhores opções de alimentos para quem quer consumir e se beneficiar são os alimentos do mar (peixes, camarão, algas), cogumelos (shitake seco e shimeji), legumes e vegetais (tomate, milho, batata, ervilha, espinafre, brócolis), ovos, carnes (suína, bovina e frango), chá verde, fermentados e laticínios (queijo parmesão e missô).

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

 

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1025