Veja como cultivar calêndula em sua casa e tenha benefícios incríveis; conheça

O plantio mais simples da calêndula se dá através das sementes e você pode ter um remédio natural em pouco tempo.

Aprenda hoje tudo sobre como cultivar a flor de calêndula e receber todos os seus efeitos poderosos na sua saúde. Também conhecida como bem-me-quer ou margarida dourada, a calêndula é uma das plantas medicinais que mais oferecem benefícios para a saúde. Assim, veja hoje no SaúdeLab como você pode utilizá-la para diferentes tratamentos. Aprenda a como cultivar em casa de forma simples!

Os incríveis benefícios da calêndula

Pele bonita

De acordo com estudos recentes, a calêndula garante diversos benefícios à saúde da pele. Em primeiro lugar, ela auxilia na cicatrização de feridas em geral, desde cortes até queimaduras. Do mesmo modo, ela também estimula a circulação de sangue e a formação de colágeno no organismo, contribuindo para a manutenção de uma pele bonita e saudável.

Elimina fungos e bactérias

Nesse sentido, a calêndula também auxilia no tratamento de feridas infectadas, já que possui uma potente ação antimicrobiana e antibacteriana. Dessa forma, ela é uma ótima opção para realizar uma limpeza antisséptica de feridas, pois é capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas. Ademais, ela também pode ser utilizada em aftas e feridas nas mucosas do corpo.

Protege o fígado

E os benefícios da planta vão além: a calêndula também é capaz de proteger as células do fígado contra as agressões provocadas por medicamentos como o acetominofeno.

Antioxidante

Além disso, as flores de calêndula também possuem antioxidantes responsáveis por regularem os níveis de açúcar do sangue, auxiliando no tratamento contra a diabetes. Tais antioxidantes também são responsáveis por atuarem na eliminação dos radicais livres do organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

cultivar flor de calêndula
Veja como cultivar a flor de calêndula e aprenda a utilizá-la. Fonte: Canva Pro

Como cultivar a flor de calêndula

O plantio mais simples da calêndula se dá através das sementes, que podem ser adquiridas em floriculturas ou mesmo pela internet.

Passo a passo para o cultivo

Preparo do solo

A calêndula pode ser cultivada tanto em vasos quanto em canteiros. Para cultivo em vasos, opte por aqueles de plástico, que possuam furos na base, para um melhor escoamento das águas da irrigação. Assim, o solo preparado deve conter uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de compostos orgânicos. Para a produção de plantas mais altas e flores maiores, recomenda-se a adição de ureia e superfosfato triplo.

As sementes de calêndula devem ser colocadas em covas de 1,5cm de profundidade no solo, ou seja, de forma superficial, pois precisam de luz solar para germinar.

Tempo de germinação

O tempo de germinação da flor de calêndula é de cerca de 60 dias. Nesse sentido, é importante destacar que, após a germinação, a planta não pode ser transplantada. Assim, não é possível retirá-la de um vaso para inseri-la em um canteiro, pois suas raízes são ultrassensíveis e não suportam a mudança de ambiente.

Melhor época de plantio

A calêndula aceita diferentes temperaturas e pode ser cultivada em boa parte do ano. Assim, recomenda-se cultivá-la entre os meses de outono e os de primavera, no período entre março e dezembro.

Regas

O solo de cultivo da calêndula deve ser irrigado a cada dois dias, e todos os dias durante as temporadas mais quentes. Nesse sentido, é necessário tomar cuidado para não encharcar o solo. Ademais, as pétalas da flor também não devem ser molhadas.

Luminosidade

A flor de calêndula deve ser cultivada a pleno sol, ainda que aceite ficar em ambientes com incidência indireta de luz. De toda forma, é necessário que ela receba ao menos 6h diárias de luz solar.

Qual a melhor forma de aproveitar a flor de calêndula?

Para acelerar a produção de colágeno ou adquirir os benefícios para tratamento do fígado, diabetes ou mesmo para fortalecer o sistema imunológico, recomenda-se utilizar o chá feito com a infusão das pétalas da flor de calêndula. Para isso, basta colocar 2 colheres de sopa das pétalas da flor em 1 xícara de água já fervida e deixar descansar por 5 minutos. Em seguida, coe e beba.

O consumo indicado é de meia xícara 2 vezes ao dia. Do mesmo modo, o chá de calêndula também pode ser utilizado para a limpeza de feridas.

Nesse sentido, é importante destacar que o chá de calêndula não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças menores de 6 anos e pessoas que possuam alergia às flores da família das margaridas.

Ademais, para a cicatrização de feridas e tratamentos de afecções de pele, o uso do cataplasma de calêndula é o mais indicado. Assim, basta amassar as flores e folhas de calêndula em um pedaço de gaze limpa e colocá-la sobre a ferida, deixando-a atuar por 30 minutos.

Leia mais: Veja como cultivar camomila em casa e tenha o chá perfeito para seu bem-estar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação