Mamão é low carb? Veja se é possível consumir na dieta

Saiba se essa fruta tão saborosa se encaixa no seu regime restritivo

O mamão é uma fruta muito rica em nutrientes, estando amplamente conhecida, bem como consumida por suas propriedades no tratamento da regulação intestinal. Mas, será que o mamão é low carb?

Aliás, seu alto índice de fibras auxilia no intestino preso, na evacuação e nos outros alívios deste distúrbio. Mas, mesmo sendo uma fruta saborosa e benéfica, muitos adeptos de dietas se perguntam: pode comer mamão na dieta Low carb? Saiba agora mesmo, aqui no SaúdeLAB.

O que é a dieta low carb?

A dieta low carb, ou dieta de baixo carboidrato, é uma abordagem alimentar focada na redução do consumo de carboidratos.

Tradicionalmente, as dietas ocidentais são ricas em carboidratos, presentes em alimentos como pães, massas, arroz, cereais e doces. Neste caso, a proposta da dieta low carb é ajustar esse padrão, aumentando a ingestão de proteínas e gorduras saudáveis, e diminuindo a quantidade de carboidratos consumidos.

O principal objetivo dessa dieta é promover a perda de peso, mas ela também pode trazer outros benefícios para a saúde, como a melhoria no controle da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2, redução dos triglicerídeos, aumento do HDL (colesterol bom) e melhoria na pressão arterial.

Mas, é importante destacar que a dieta low carb não significa a eliminação total de carboidratos, mas sim um consumo mais seletivo e em menores quantidades.

Como funciona?

Na prática, seguir uma dieta low carb envolve escolher alimentos que sejam ricos em nutrientes, mas com baixo teor de carboidratos. Portanto, isso inclui carnes, peixes, ovos, laticínios, oleaginosas, sementes, legumes e algumas frutas.

Por outro lado, alimentos ricos em carboidratos processados e refinados, como pão branco, massas, doces e refrigerantes, devem ser limitados ou evitados.

Níveis de restrição

Existem diferentes abordagens dentro da dieta low carb, variando de acordo com o nível de restrição de carboidratos:

  • Moderada: Permite um consumo um pouco maior de carboidratos, geralmente entre 100 a 150 gramas por dia.
  • Estrita: Reduz o consumo de carboidratos para menos de 50 gramas diárias, induzindo o corpo a um estado de cetose, onde a gordura se torna a principal fonte de energia em vez da glicose.

Embora muitas pessoas encontrem sucesso na perda de peso e na melhoria da saúde com a dieta low carb, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer mudança significativa na alimentação.

A dieta precisa ser bem planejada para evitar deficiências nutricionais e garantir que seja segura e adequada às necessidades individuais.

Mas, pode comer mamão na dieta low carb?

No ano todo a fruta pode ser encontrada facilmente e introduzida em dietas, uma vez que é relativamente barata e abundante, não possuindo contraindicações. E como adicional benéfico, contém ainda a papaína, enzima que consegue digerir as proteínas da carne, tornando-as mais macias.

Mas, a pergunta que não quer se calar ainda não foi respondida: pode comer mamão na dieta low carb? Ao invés de vantagens, pode trazer algum malefício?

Deixando as delongas de lado, vamos direto à resposta: sim. O delicioso mamão é realmente uma daquelas frutas bastante consumidas pelos indivíduos que são adeptos de dietas, não sendo diferente na Low Carb.

Então, 100 gramas do mamãozinho fornecem aproximadamente 45 calorias, com 12 gramas mais ou menos de carboidrato na composição. Portanto, torna-se low carb se ingerido apena uma vez diariamente e no máximo 100 gramas. 

Veja também: 03 receitas práticas e saudáveis com mamão

Valor nutricional do mamão

Mas, há um adendo: essa fruta não é muito amiga do total emagrecimento, apesar de ajudar a regular o intestino. Isso porque é rica em frutose. Então, apesar de poder consumir um mamãozinho nesse tipo de dieta, preste atenção na fase de adaptação ou de manutenção.

Nessas fases realmente o alimento está liberado, conforme citamos, mas evite um pouco quando partir para o emagrecimento real.

Tabela nutricional da fruta – 100 g de fruta sem casca
Tabela Nutricional % VD (*)
Valor energético 76.50 kcal 3.83%
Calorias (valor energético) 16.66 g
Carboidratos líquidos 19.72 g 6.57%
Carboidratos 1.36 g 0.45%
Proteínas 0.17 g 0.31%
Gorduras totais 0.00 g 0.00%
Gorduras saturadas 3.06 g 12.24%
Fibra alimentar 5.10 mg 0.21%
Sódio 76.50 kcal 3.83%
(*) O % dos valores diários da referência tem base na dieta adulta de 2.000 kcal. Contudo, esses valores podem ser variar dependendo das necessidades energéticas.

Fonte: Guia de Alimentos Regionais Brasileiros do Ministério da Saúde.

Agora, sim, você tirou suas dúvidas sobre se pode comer mamão na dieta Low carb, não é mesmo? Portanto, fora dos parâmetros do exagero, procure incorporar a fruta no café da manhã, da tarde, ou até mesmo em uma batida gelada. Assim, preze pela sua saúde e nunca fuja da dieta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação