Mamão é Low carb? Será que pode na dieta? Veja se é possível consumir

Saiba se essa fruta tão saborosa se encaixa no seu regime restritivo

O mamão é uma fruta muito rica em nutrientes, estando amplamente conhecida, bem como consumida por suas propriedades no tratamento da regulação intestinal. Afinal, seu alto índice de fibras auxilia no intestino preso, na evacuação e nos outros alívios deste distúrbio. Mas, mesmo sendo uma fruta saborosa e benéfica, muitos adeptos de dietas se perguntam: pode comer mamão na dieta Low carb? Saiba agora mesmo, aqui no SaúdeLAB.

Pode comer mamão na dieta Low carb?

No ano todo a fruta pode ser encontrada facilmente e introduzida em dietas, uma vez que é relativamente barata e abundante, não possuindo contraindicações. E como adicional benéfico, contém ainda a papaína, enzima que consegue digerir as proteínas da carne, tornando-as mais macias.

Mas, a pergunta que não quer se calar ainda não foi respondida: pode comer mamão na dieta Low carb? Ao invés de vantagens, pode trazer algum malefício?

Deixando as delongas de lado, vamos direto à resposta: sim. O delicioso mamão é realmente uma daquelas frutas bastante consumidas pelos indivíduos que são adeptos de dietas, não sendo diferente na Low Carb.

Então, 100 gramas do mamãozinho fornecem aproximadamente 45 calorias, com 12 gramas mais ou menos de carboidrato na composição. Portanto, torna-se lowcarb se ingerido apena uma vez diariamente e no máximo 100 gramas. 

Veja também: 03 receitas práticas e saudáveis com mamão

Valor nutricional do mamão

Mas, há um adendo: essa fruta não é muito amiga do total emagrecimento, apesar de ajudar a regular o intestino. Isso porque é rica em frutose. Então, apesar de poder consumir um mamãozinho nesse tipo de dieta, preste atenção na fase de adaptação ou de manutenção.

Nessas fases realmente o alimento está liberado, conforme citamos, mas evite um pouco quando partir para o emagrecimento real.

Tabela nutricional da fruta – 100 g de fruta sem casca
Tabela Nutricional% VD (*)
Valor energético76.50 kcal3.83%
Calorias (valor energético)16.66 g
Carboidratos líquidos19.72 g6.57%
Carboidratos1.36 g0.45%
Proteínas0.17 g0.31%
Gorduras totais0.00 g0.00%
Gorduras saturadas3.06 g12.24%
Fibra alimentar5.10 mg0.21%
Sódio76.50 kcal3.83%
(*) O % dos valores diários da referência tem base na dieta adulta de 2.000 kcal. Contudo, esses valores podem ser variar dependendo das necessidades energéticas.

Fonte: Guia de Alimentos Regionais Brasileiros do Ministério da Saúde.

Agora, sim, você tirou suas dúvidas sobre se pode comer mamão na dieta Low carb, não é mesmo? Portanto, fora dos parâmetros do exagero, procure incorporar a fruta no café da manhã, da tarde, ou até mesmo em uma batida gelada. Assim, preze pela sua saúde e nunca fuja da dieta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação