Por que os refrigerantes industrializados, mesmo o zero, são tão nocivos à saúde?

Será que é mais vantajoso optar pelo refrigerante zero açúcar? Entenda melhor

Manter-se bem hidratado é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo, mas se a sua opção for se fazer isso com o refrigerante, essa escolha é péssima. Essa afirmação se justifica pelo fato de que há uma série de malefícios para o organismo devidamente comprovados em estudos sérios. Desse modo, por que os refrigerantes industrializados, mesmo o zero, são tão nocivos à saúde? É o que o SaúdeLab vai te explicar hoje.

Assim sendo, entenda melhor sobre esse assunto que costuma gerar diversas dúvidas. Afinal de contas, é apenas o açúcar presente nos refrigerantes que faz mal? Saiba agora mesmo.

Refrigerantes industrializados: por que tão nocivos?

Por que os refrigerantes industrializados, mesmo o zero, são tão nocivos à saúde?
Por que os refrigerantes industrializados, mesmo o zero, são tão nocivos à saúde? – Imagem: Canva Pro

 

Água de coco, sucos, vitaminas e água são as melhores opções em se tratando de hidratar o corpo. Nessa lista não entram os refrigerantes industrializados, por quê? Por diversos motivos, todos relacionados ao mal que o consumo excessivo e a longo prazo da bebida causa à saúde.

Tendo isso em vista, o consumo do refrigerante pode passar a ser um ciclo vicioso, uma vez que pode se tornar um vício. É aí que entra o perigo, pois quanto mais se consome refrigerante, mais os efeitos negativos podem surgir.

Entre os principais efeitos maléficos para a saúde, tomar refrigerante todo dia e em grande quantidade pode causar hipertensão, prejudicar a saúde dos dentes como um todo, facilitar o aparecimento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), obesidade, diabetes, hipocalemia (baixo teor de potássio no sangue), enfraquecimento dos ossos, cálculo renal, entre outros.

Todos esses problemas são provocados pelos componentes presentes nos refrigerantes industrializados, principalmente o açúcar. Para você entender a dimensão do problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o consumo diário de até 25 gramas do carboidrato. Um refrigerante de lata com 350 ml tem 37 gramas só de açúcar.

Portanto, tomar uma lata de refrigerante por dia já ultrapassa a quantidade recomendada diária, visto que ainda há o açúcar de outros alimentos. Ao consumir mais de 350 ml a quantidade de açúcar acumulada no corpo aumenta mais.

Uma pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde aponta a gravidade desse consumo excessivo de refrigerantes, principalmente em adolescente e a crescente taxa de obesidade e outros problemas de saúde cardiovasculares.

Nesse contexto, preferir o refrigerante zero é a melhor opção? Muita gente pesa dessa forma, mas a verdade é que a troca não é vantajosa.

Vale a pena consumir refrigerante zero?

Já que o açúcar é tão danoso à saúde, preferir os refrigerantes industrializados zero é mesmo melhor? Na verdade, não! Embora não tenha açúcar, essas opções não apresentam nenhum benefício nutricional; ou seja, não oferece nenhum nutriente ao organismo.

Além disso, não é apenas o açúcar que é nocivo para a saúde, todos os componentes presentes na formulação do refrigerante prejudicam a saúde, é o que afirma Indiomara Baratto, nutricionista e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Para ficar palatável; isto é, melhorar o sabor, o refrigerante zero açúcar leva outras substâncias que também são prejudiciais à saúde, podendo causar os danos já citados.

Em contrapartida, o refrigerante zero é menos calórico, até pode não haver nenhuma caloria, mas é considerado um alimento vazio nutricionalmente falando, pois não há vitaminas, fibras, proteínas e outros nutrientes importantes.

Então, é necessário diminuir o consumo dos refrigerantes industrializados cada vez mais a fim de se evitar os efeitos que essas bebidas causam.

Leia também: Refrigerante caseiro de limão: prepare essa versão saborosa, leve e com menos açúcar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação