Book Appointment Now
Dançar funk queima calorias? Veja se é possível aliar a prática com a perda de peso
A dança é um tipo de exercício físico muito praticado atualmente. Com uma enorme variedade de gêneros e estilos, a atividade é capaz de conquistar diferentes públicos de várias faixas etárias, desde os mais novos, até os idosos. Além de ser um exercício prazeroso e divertido, a dança também contribui diretamente para a saúde física e mental de quem pratica.
Entre os ritmos mais procurados para aulas de dança, está o funk. Muito popular no Brasil, a dança é conhecida pela movimentação rápida e intensa dos quadris e toda parte inferior do corpo. Por isso, o Blog Saúde Lab vai abordar uma das maiores curiosidades de quem pratica esse estilo de dança. Vamos entender se dançar funk queima calorias, e se sim, como podemos aliar essa prática com a perda de peso. Confira abaixo e tire suas dúvidas e elimine as desculpas para não se movimentar na sua rotina diária!
Dançar funk queima calorias?
A resposta é sim! O Funk, como a maioria dos outros ritmos musicais, faz com que durante a dança, seu corpo se movimente e consequentemente você perde calorias. No entanto, por ser um ritmo com passos mais rápidos, dançando funk você terá a chance de até mesmo emagrecer, usando o ritmo como um aliado para perda de peso. Porém, para isso é necessário estabelecer uma rotina, e principalmente ter disciplina, pois os resultados não surgem do dia para a noite.
Quantas calorias posso perder dançando funk?
Esse número é relativo, pois varia de acordo com o tempo de pratica do exercício e certamente a intensidade. Entretanto, considerando uma aula de uma hora, é possível queimar, em média, 500 calorias. Esse é um bom número para quem está começando, mas para ver resultados efetivos é necessário praticar pelo menos de duas a três vezes por semana, o que dá em torno de 2h30 de dança, e te levará a perder mais de 1000 calorias.
Quais as outras vantagens de praticar o ritmo?
Além disso, dançar funk também traz outras vantagens para quem pratica além de ajudar na perda de calorias. Listamos alguns para te estimular, veja:
- dança melhora seu condicionamento físico;
- contribui para o aumento da resistência e ainda fortalece a musculatura;
- como resultado, o ritmo também pode impactar positivamente em outros aspectos internos, pois tem um efeito muito positivo na saúde cardiovascular.
E então, gostou de saber mais sobre o assunto? É importante lembrar que, caso você tenha algum tipo de limitação ou restrição física, é necessário procurar um profissional da área. Um professor de dança saberá te dizer sobre suas possibilidades ou até mesmo te orientar a como realizar cada passo da maneira correta, evitando lesões ou possíveis acidentes.