Diabético pode comer pamonha? Descubra se ela faz mal

Se você fã de pamonha, mas tem receio de estar pré-diabético, tome muito cuidado

Por mais que ela seja um doce típico das festas juninas, a quem não aguente ter que esperar para poder comer a pamonha. Ela tem muitos fãs por todo o Brasil, e não é por falta de motivo, já que ela é muito saborosa. Contudo, quem sofre de diabetes precisa estar sempre atento com doces desse tipo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda se quem é diabético pode comer pamonha, ou se ela pode ser prejudicial.

De maneira geral, os carboidratos são os principais inimigos para a saúde de quem sofre com diabetes. São justamente eles que provocam o aumento dos níveis de glicose no sangue. Como a diabetes impede que a regulação desses níveis seja feita normalmente, os diabéticos acabam tendo de evitar ou moderar o consumo de todo tipo de alimento que tenha grande quantidade de carboidratos. Logo, é preciso analisar esse mesmo aspecto na pamonha.

Problemas da pamonha para a diabetes

Para entender se o diabético pode comer pamonha ou não, é preciso analisar os ingredientes dela primeiro. Dentre eles, os que merecem destaque nesse assunto são o milho e o açúcar. Começando pelo açúcar, que talvez seja o pior composto que um diabético pode consumir. Caso você não saiba, o que faz ele ser tão maléfico para a diabetes é o fato de que o açúcar é puro carboidrato. Por isso os doces e sobremesas costumam ser um problema para a doença.

Por outro lado, mesmo que a pamonha não tivesse açúcar, ainda temos outro ingredientes ruim para a diabetes, que é o milho. Apesar de ser nutritivo e de não conter glúten, o milho é muito rico em carboidratos. Isso acaba fazendo com que a pamonha seja um péssimo alimento para os diabéticos, já que o milho é uma das bases da receita, e ela ainda é acrescida de açúcar.

Leia mais: Milho é Low Carb? Tem carboidrato? Descubra se pode ou não na dieta

Outras receitas com milho também podem ser prejudiciais

Sob o mesmo ponto de vista, a grande maioria das receitas feitas a partir do milho também são bem maléficas para a diabetes, como é o caso do bolo de milho e do curau que, assim como a pamonha, também são comumente acrescidos de açúcar. Ademais, o mesmo se aplica a receitas salgadas, como o cuscuz ou o próprio milho cozido na manteiga, que mesmo sem açúcar, também são prejudicais.

Mas então, quem é diabético pode comer pamonha?

Por muito tempo, as pessoas diziam que certos tipos de alimentos, especialmente os doces, precisavam ser cortados da dieta dos diabéticos. Mas felizmente, atualmente sabemos que não é bem assim que funciona. Um diabético pode comer de quase tudo sem ter problemas para a sua condição. Basta ele procurar controlar a sua diabetes, e ter moderação na sua alimentação.

Sob esse ponto de vista, podemos dizer que sim, um diabético pode comer pamonha, mesmo que o milho e o açúcar sejam extremamente prejudiciais. A chave para essa questão está no controle das porções, que inclusive pode variar de um diabético para outro. Portanto, se você é diabético e quer consumir a pamonha, teste o efeito que uma determinada porção dela terá na sua glicemia, e certifique-se de conciliar ela com os outros carboidratos do seu dia.

Leia mais: Bolo para Diabético: saiba como preparar para servir na hora do café

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação