Óleo de copaíba faz mal ao fígado? Saiba tudo sobre as propriedades dele

Se você não nunca ouviu falar do óleo de copaíba, vale a pena conhece ele melhor

Você conhece o óleo de copaíba? Quando a comparado a outros tipos de óleos essenciais, ele pode não ser tão popular, mas ele possui propriedades muito interessantes. Entretanto, é sempre bom ter cuidado com esse tipo de produto para que ele não traga nenhum maleficio para a saúde. Sendo assim. venha com o SaúdeLab, descubra se o óleo de copaíba faz mal ao fígado, e saiba tudo sobre as propriedades dele.

A princípio, o óleo de copaíba pode ser usado tanto de maneira tópica na pele, quanto consumido junto com água. Em ambos os caos, é preciso ter atenção com os efeitos que ele pode ter. Nossa pele pode ser bastante sensível à esse tipo de produto, mesmo que ele seja natural. Já no caso da ingestão dele, conhecer os seus efeitos é de extrema importância para evitar quaisquer problemas.

O que é o óleo de copaíba, e para que serve?

Como o próprio nome da sugere, o óleo de copaíba é extraído da copaíba, uma planta denominada cientificamente de Copaífera multijuga. A partir de seu tronco, é possível obter um óleo resina, feito principalmente por compostos voláteis e ácidos resinosos. Dependendo do local, umidade e solo em que a copaíba está plantada, a concentração dos princípios ativos dela pode ser diferente.

Em relação aos seus nutrientes, os mais notáveis são os sesquiterpenos e os diterpenos. Eles possuem ações bastante similares no nosso organismo, sendo considerados antissépticos e anti-inflamatórios. Através desses nutrientes, o óleo de copaíba pode ser útil no combate ao câncer, para melhorar a saúde do sistema nervoso, e no tratamento e prevenção de doenças inflamatórias, como a tendinite.

Leia mais: Conheça os benefícios do óleo de copaíba e saiba como utilizá-lo sem receio

E o óleo de copaíba faz mal ao fígado?

Conhecendo um pouco de suas propriedades, pode ser estranho pensar que o óleo de copaíba faz mal ao fígado. Inclusive, se ele for ingerido antes de usar algum medicamento analgésico, o óleo pode ajudar a proteger o fígado contra possíveis danos desse tratamento. Ou seja, ele pode ter uma função protetor para o nosso fígado. Entretanto, infelizmente o óleo de copaíba apresenta alguns problemas nesse aspecto.

Sob esse ponto de vista, acredita-se que o óleo de copaíba tem a capacidade de interferir na saúde do fígado alterando as suas características histológicas. Ademais, se você ingerir ele depois de usar um analgésico, a fim de tentar obter o mesmo efeito citado anteriormente, o óleo pode elevar os níveis de bilirrubina no fígado. Sendo assim. no aspecto geral, de fato o óleo de copaíba faz mal ao fígado. Portanto, se você tiver problemas no fígado não tome o óleo de copaíba sem o conhecimento do seu médico.

Outros problemas do óleo de copaíba para a saúde

Por incrível que pareça, o óleo de copaíba faz mal ao fígado e para outras partes do corpo. Por exemplo, ele pode causar bastante desconforto no estômago, e reações alérgicas na nossa pele. Talvez o motivo por trás disso seja o fato de que o óleo de copaíba apresenta alguns compostos que são tóxicos para o organismo. Portanto, se você pretende usar ele, certifique-se de consultar um médico ou profissional especializados para garantir sua segurança.

Leia mais: Chia faz mal para o fígado? Entenda os seus efeitos e faça a escolha certa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação