Dicas de como higienizar corretamente uma máquina de lavar louça rapidamente

Sem dúvidas, os eletrodomésticos são ferramentas das quais passamos a depender. Eles oferecem uma enorme praticidade na nossa rotina, facilitando muito nossas tarefas diárias, tal como a máquina de lavar louça. Porém, muitas pessoas esquecem de cuidar corretamente desses eletrônicos. Com isso, o SaúdeLab vai te ensinar a como higienizar corretamente uma máquina de lavar louça.

A primeira vista, a máquina de lavar louça pode parecer um eletrônico que não precisa de limpeza. Porém, sempre que ela é utilizada, é possível que as louças que estão sendo lavadas façam com que a máquina acumule partículas de comida e sujeira. Logo, para garantir a eficiência das lavagens futuras, é preciso eliminar quaisquer detritos que possam estar impregnados na máquina.

Organização e preparo

Antes de mais nada, para poder começar a limpeza da sua máquina de lavar louça, é preciso se organizar e deixar ela preparada para o processo. Felizmente, essa limpeza pode ser feita  com apenas alguns produtos. No caso, será necessário ter em mãos sabão ou detergente, duas xícaras de vinagre branco, uma xícara de bicarbonato de sódio, aproximadamente 1 xícara e meia de suco de limão, um copo e um pano ou esponja.

Depois de se planejar, é necessário deixar a máquina pronta para a lavagem. Para isso, retire toda a louça de dentro dela, assim como todas as partes da própria máquina que forem facilmente removíveis, como o suporte de talheres e lâminas do fundo. Feito isso, agora basta remover toda sujeira visível da máquina e dos suportes, utilizando um pano ou até mesmo uma escova macia.

 máquina de lavar louça com taças
Fique por dentro de cuidados importantes para higienizar sua máquina de lavar louça. Foto: Pixabay

Fazendo a limpeza da máquina de lavar louça

Primeiramente, a limpeza da lava louças precisa começar pelas suas portas e filtro. No caso, para o filtro, apenas verifique se a algo obstruindo o ralo. Se houver, apenas remova cuidadosamente e passe para a limpeza da porta. Para essa etapa, aplique detergente com um pano por toda a borda da parte externa da porta, juntamente com qualquer outra área que a própria máquina não alcance na lavagem.

Com os primeiros estágios da limpeza feitos, agora é possível proceder para a lavagem de toda a parte interna. Basta adicionar o vinagre em um recipiente, o qual ficará na prateleira superior da máquina. Feito isso, apenas ligue ela e aguarde ela concluir o trabalho. Porém, evite usar outros produtos, pois o vinagre branco é capaz de eliminar todos os germes do interior sem prejudicar a lavagem de louças futuras.

Complementando a higienização

De antemão, se você quiser deixar sua máquina de lavar louça ainda mais limpa, é possível utilizar o suco de limão e bicarbonato de sódio citados anteriormente. Para isso, depois que o ciclo de lavagem terminar, adicione o bicarbonato e inicie um ciclo curto. Dessa forma, produto irá absorver partículas de sujeira e alimento que podem ter ficado para trás.

Por fim, o suco de limão não é necessariamente uma etapa de limpeza, e sim uma forma de substituir o odor do vinagre branco, caso você não goste dele. Para utilizá-lo, o processo é o mesmo do vinagre branco, mas obviamente ele será substituído pelo suco de limão. Assim, ao final da limpeza, sua máquina de lavar louças estará com a fragrância natural oferecida pela fruta.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915