Book Appointment Now
Dieta para Diverticulite: saiba quais alimentos são liberados e quais não podem ser consumidos
A princípio, existem diversos problemas de saúde que acabam afetando a nossa alimentação, como é o caso da diverticulite. Afinal, todo nutriente presente nos alimentos exerce alguma influência no nosso corpo. Com isso, quem tem diverticulite deve estar sempre atento com suas refeições. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar quais alimentos são liberados e quais não são na dieta para diverticulite.
A diverticulite infelizmente é uma condição de saúde capaz de piorar bastante a qualidade de vida da pessoa, especialmente se não receber os tratamentos necessário. Contudo, a alimentação pode ser tão importante quanto o tratamento e atendimento médico. Se você sofre com essa doença, é preciso fazer o que for possível para adaptar suas refeições à dieta para diverticulite.
O que é a diverticulite e o que ela causa?
De maneira geral, os órgãos do nosso sistema digestivo possuem uma camada interna, composta por mucosas, e uma camada externa, que é basicamente uma camada muscular. Conforme envelhecemos, as mucosas podem acabar passando entre as fibras musculares da camada externa e formar um divertículo, uma espécie de bolsa. No caso, esse fenômeno pode ocorrer também em decorrência do tabagismo, má alimentação ou obesidade.
Qualquer órgão do sistema digestivo está sujeito a formação de divertículos, mas eles são muito mais comuns nos intestinos. Por incrível que pareça, o divertículo por si só não representa nenhum problema. Entretanto, se atingido por uma infecção ou inflamação, geralmente for fezes endurecidas, ele fica com diverticulite. Dentre os sintomas do problema, estão náuseas, dores abdominais, vômito e febre leve.
Leia mais: Chá de Cáscara Sagrada realmente emagrece? Confira as indicações e saiba como tomá-lo
Como deve ser a dieta para diverticulite?
Tendo em mente que a diverticulite se constitui por uma inflamação ou infecção dos divertículos, a dieta para diverticulite deve englobar alimentos que sejam anti-inflamatórios ou pouco inflamatórios. Aqueles que são fontes de ômega-3 ou fibras costumam ser boas adições. Sendo assim, confira a seguir alguns exemplos:
- Peixe
- Azeite
- Vegetais folhosos
- Legumes e verduras
- Castanhas
- Carnes brancas
Procure substituir alimentos como massas e arroz por suas versões integrais para fornecer mais fibras e menos carboidratos para o seu corpo. Ademais, juntamente com a dieta para diverticulite, é importante adotar uma boa hidratação no seu dia a dia.
O que é preciso evitar na alimentação?
Por fim, agora que você sabe dos alimentos que devem ser inclusos na dieta para diverticulite, resta apenas conhecer aqueles que são contraindicados. No caso, carboidratos simples e gorduras devem ser evitados ao máximo, ou consumidos com muito moderação. Portanto, alguns dos alimentos ruins para diverticulite são:
- Carnes vermelhas
- Doces
- Frituras
- Carnes de churrasco
- Alimentos industrializados
- Manteiga
- Margarina
- Carnes embutidas
Conforme fora dito, alimentação é tão importante quanto o tratamento e orientação médica em casos de diverticulite. Entretanto isso não significa que estes devam ser descartados. Pelo contrário, é muito importante consultar um médico para receber os devidos medicamentos, que costumam ser antibióticos. Inclusive, dependendo da gravidade da diverticulite.
Leia mais: Saiba quais são os 5 alimentos que detonam os rins: evite a insuficiência renal