Saiba quais são os 5 alimentos que detonam os rins: evite a insuficiência renal

Melhore sua alimentação e a saúde dos órgãos

Os rins são órgãos de extrema importância para o adequado funcionamento do corpo, uma vez que eles são responsáveis por uma tarefa vital: filtrar o sangue; além de outras. Essa filtração consiste na eliminação de resíduos tóxicos e nocivos ao organismo, como ureia, amônia, ácido úrico e creatinina. Nesse contexto, o SaúdeLAB trouxe hoje uma lista com os 5 piores alimentos que detonam os rins.

Desse modo, saiba o que retirar agora mesmo do seu cardápio para não prejudicar esses órgãos tão importantes e, assim, evitar a insuficiência renal.

5 alimentos que detonam os rins e que podem levar à insuficiência renal

A insuficiência renal é uma condição em que os órgãos perdem a capacidade de desempenhar suas funções básicas, como filtrar o sangue. De acordo com dados do Ministério da Saúde, “No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Desses, 90 mil estão em diálise (um processo de estímulo artificial da função dos rins, geralmente quando os órgãos tem 10% de funcionamento), número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.”

Nesse sentido, alguns fatores podem desencadear esse tipo de doença, como uso de remédios, diabetes, hipertensão e má alimentação. Dessa forma, falaremos melhor sobre esse último ponto, te esclarecendo quais são os 5 piores alimentos que detonam os rins; confira e saiba o que evitar!

Leia também: Câncer de rim é uma doença letal e silenciosa; saiba os sintomas

1. Carnes processadas

Saiba quais são os 5 alimentos que detonam os rins: evite a insuficiência renal
Saiba quais são os 5 alimentos que detonam os rins: evite a insuficiência renal – Imagem: Canva Pro

 

As carnes processadas, como presunto, mortadela, peito de peru e outros embutidos possuem muito sódio em sua composição. Além disso, têm alto teor de nitrato. Nesse último caso, o nitrato é comumente utilizado nesse tipo de carne porque ele evita o crescimento de bactérias, evitam que esses alimentos estraguem rapidamente.

2. Refrigerantes

O refrigerante nada mais é do que caloria vazia; ou seja, você está consumindo algo que tem muito açúcar e que vai te deixar acima do peso, além de não ter nenhum nutriente. Consumir muito refrigerante gera osteoporose, mais síndrome metabólica e mais problemas nos rins.

O consumo de refrigerante sem moderação aumentará as chances de desenvolver cálculo renal.

3. Açúcar

Do mesmo modo como os refrigerantes, o consumo desregrado de açúcar gerará diversos problemas de saúde, inclusive problemas renais. Evidentemente que não estamos falando de situações ocasionais, mais sim do hábito de consumir açúcar todos os dias em grandes quantidades.

Os altos índices de açúcar nos vasos sanguíneos sobrecarregam os rins e assim, os órgãos têm uma dificuldade maior em filtrar o sangue.

4. Alimentos industrializados

Embora sejam super práticos, os alimentos industrializados são altamente prejudiciais à saúde, por essa razão eles estão entre os 5 alimentos que detonam os rins. Dessa forma, eles não prejudicam apenas os rins, mas diversos órgãos. Procure sempre “descascar os alimentos e não desembalar.”

5. Junk Food

Sabe aqueles lanches completos com hamburguer, hot dog e refrigerante? Pois bem, ir à lanchonete todos os dias ou com muita frequência e consumir esses alimentos fará com que as chances de desenvolver obesidade, diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, doenças renais e diversas outras sejam maiores. Isso porque esses alimentos são ricos em açúcar, gordura saturada, sódio, gordura trans e outras substâncias que podem levar a diversos desequilíbrios hormonais e, evidentemente, insuficiência renal. Portanto, evite-os!

Leia ainda: 10 alimentos que podem fazer mal para os rins: veja lista para evitar o excesso e complicações (alguns deles vão te surpreender)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação