Doença que deixa olhos esverdeados e causa dor intensa deixa população em alerta

Em uma região rural do sudeste da Austrália uma doença está preocupando os moradores, o apelido dela é “olho de Natal”. Muitos médicos da região estão em alerta por conta disso. Principalmente, por ter mais de 30 casos da condição que chama atenção por deixar o olho esverdeado. Entenda o caso com o SaúdeLab de hoje.

Doença na Austrália deixa o olho esverdeado

A princípio, essa doença é causada por secreções tóxicas advindas de um besouro, uma espécie minúscula que provoca a infecção. Essa infecção provoca uma secreção de cores fortes nos olhos e dores extremas, algo comparado pelos infectados à dor do parto.

Nesse sentido, a doença passou a ser observada nas regiões onde ocorre trabalho agrícola. Visto que ela é causada por uma espécie de besouro chamado de orthoporus. Contudo, este inseto é minúsculo dado que ele mede apenas meio milímetro e dificilmente irá achá-lo a olho nu.

Segundo, o optometrista Rob Holloway ao ser esmagado este inseto libera pederina, uma toxina que, quando entra em contato com os olhos, fazem com que a superfície ocular se encha de bolhas e caia. Além disso, essa secreção causa a impressão que os olhos estão mudando de cor.

Como no caso de uma jovem que ficou com o olho esverdeado. Desde o final do ano passado, já foram cerca de 30 casos registrados na região Albury-Wodonga. Conforme Holloway essa doença costuma surgir no verão australiano por isso está ligado ao Natal.

Leia também: Quanto tempo dura dor de ouvido? Saiba mais sobre esse problema de saúde

Tratamento

O médico responsável pelos casos, Rob Holloway, essa doença é fácil de dar o diagnóstico pelo fato que na maioria dos casos apresentar sintomas de dor extrema e visão turva. Contudo, apesar de causar dor, a doença costuma ser tratada facilmente e não deixa sequela.

Afinal de contas são prescritos medicamentos como colírios anti-inflamatórios e antibióticos. Agora, também está sendo utilizado nos pacientes com essa condição uma lente de contato de bandagem sobre a área afetada. Desta forma impede que o ar chegue no tecido danificado.

Por fim, há pouco conhecimento sobre o besouro, então, uma das maneiras de se proteger do inseto, e contra a infecção é utilizando óculos de proteção. Ao ficar ao livre o recomendado por enquanto é usar o acessório nas áreas onde o animal é detectado.

Veja também: Quanto tempo dura o terçol? Entenda mais sobre essa condição oftalmológica

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71