Quanto tempo dura o terçol? Entenda mais sobre essa condição oftalmológica

Saiba quanto tempo dura o terçol e principais sintomas da condição oftalmológica. Causado por uma infecção bacteriana, um terçol está localizado na borda livre da pálpebra, ao nível de um folículo pilos sebáceo. Essa infecção dolorosa não é grave e se resolve espontaneamente em poucos dias. Veja as informações que o SaúdeLab preparou para o seu conhecimento.

Quanto tempo dura o terçol?

Também conhecido por hordéolo, fixado nas bordas palpebrais, o terçol é caracterizado por uma infecção bacteriana por Staphylococcus aureus da base dos cílios. Como um furúnculo, essa condição benigna se resolve espontaneamente na maioria dos casos. No entanto, o terçol pode ser facilmente confundido com outro distúrbio da pálpebra: o calázio. No entanto, quando o terçol é resistente, os tratamentos adequados podem curar esta infecção. Além disso, o tempo de duração do terçol varia entre 15 a 20 dias, sem tratamento.

Já o calázio é uma inflamação que não envolve a contaminação por bactéria e sim uma obstrução das glândula meibomiana que são responsáveis por secretar um líquido para que as lagrimas não se evaporem. Demais, em alguns casos o calázio requer intervenção cirúrgica para desobstrução.

Sintomas

Os sintomas comuns de um terçol são os seguintes:

  • um nódulo doloroso na borda da pálpebra;
  • aumento da sensibilidade da pálpebra;
  • um olho vermelho.

Um terçol também pode ser acompanhado por lacrimejamento ou sensação de queimação. Por outro lado, às vezes é observada secreção ocular. As informações do SaúdeLab especificam que um hordéolo começa com um eritema doloroso localizado no nível da margem palpebral. Em alguns casos, a sensação de corpo estranho e leve sensibilidade à luz podem ser descritas pelos pacientes.

Veja também: Blefaroplastia: o fim dos olhos cansados e caídos

Causas

Quanto tempo dura o terçol
Quanto tempo dura o terçol – Imagem: Canva Pro

O terçol é consequência de uma infecção bacteriana por Staphylococcus aureus. Por outro lado, existem alguns fatores que favorecem a ocorrência de blefarite, como o diabetes. Mas o aparecimento de um chiqueiro também pode ser causado por:

  • falta de higiene;
  • uso de maquiagem vencida ou suja;
  • falta de higiene das mãos ao manusear lentes de contato;
  • má descontaminação de lentes de contato;
  • olhos secos;
  • rosácea;
  • alterações hormonais.

Quanto tempo dura um terçol

Um terçol é uma condição leve que geralmente cura espontaneamente em alguns dias. No entanto, uma consulta com um clínico geral costuma ser benéfica, pois orientações sobre a higiene das pálpebras e a prescrição de um creme antibiótico aceleram a cicatrização. O terçol é frequentemente confundido com o calázio pelos pacientes. Um diagnóstico correto permite determinar o tratamento adequado e evitar qualquer risco de complicações.

Certos fatores que favorecem o aparecimento de um terçol, uma consulta médica permanece justificada, apesar da natureza benigna desse envolvimento palpebral. De acordo com o serviço público de saúde, em geral, em caso de terçol, é recomendável consultar um médico se o inchaço não desaparecer espontaneamente após 15 dias, apesar do tratamento, mas também:

  • se o paciente tiver deficiência visual;
  • se um cisto se formar no lugar do terçol;
  • em caso de recorrência frequente.

A presença de febre ou olho vermelho deve levar a uma consulta médica rápida. Aliás, pacientes imunocomprometidos ou diabéticos com terçol, ou pacientes com terçol recorrente são aconselhados a entrar em contato com seu oftalmologista.

Tratamento

Existem algumas maneiras fáceis de tratar um chiqueiro. Inicialmente, a aplicação de compressas mornas na pálpebra promove o amadurecimento e a ruptura do terçol. Recomenda-se aplicar uma luva de água morna ou compressa por 5 a 10 minutos na pálpebra. Esta operação pode ser repetida 2 a 3 vezes ao dia.

Uma lavagem ocular com soro fisiológico permite limitar os riscos de infecção ocular. Geralmente, um terçol desaparece espontaneamente em alguns dias, mas às vezes a aplicação de um creme antibiótico ou gotas instiladas no olho acelera a cicatrização. Em caso de dor, tomar analgésicos pode aliviar o paciente. Quando um terçol se mostra resistente ao tratamento ou à aplicação de compressas quentes, pode ser inevitável uma excisão realizada por um médico especialista para evacuar o pus.

Por fim, veja também: O que causa coceira na palma da mão? Fique alerta e confira!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1039