Dor no braço esquerdo é ansiedade? Entenda como o organismo reage a cada situação

Os sintomas da ansiedade são tão amplos que acabam sendo confundidos muitas vezes

A princípio, quem sofre de ansiedade sabe que ela pode se manifestar de inúmeras formas diferentes. Inclusive as manifestações dela também variam de uma pessoa para outra. Contudo, justamente por ter sintomas tão amplos, ela acaba sendo confundida  com outros problemas de saúde. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se ter dor no braço esquerdo é ansiedade e quando diferenciar esse sintoma. 

Sentir dor é um sintoma que só nos ajuda a identificar a causa se soubermos como e onde ela está se manifestando. Se ela está localizada no braço, podemos reduzir bastante as possibilidades. O problema é que ainda assim esse tipo de dor pode ser causada por mais de um fator, podendo ser mais ou menos grave. Resta saber se a ansiedade é um deles, ou se esse sintoma não costuma se manifestar nela.

Sentir dor no braço esquerdo é ansiedade?

De maneira geral, o que levanta essa dúvida para tantas pessoas é o fato de que a dor no braço é comumente associada com infartos cardíacos. E como na maioria das vezes ele é um problema mais grave, repentino e até mesmo letal, quem sofre de ansiedade acaba ficando muito preocupado. Entretanto, dependendo do caso, estar com dor no braço esquerdo é ansiedade de fato.

Na realidade, assim como é para o infarto, a dor causada pela ansiedade geralmente se concentra no peito, mas pode irradiar para outras partes do corpo. Em algumas pessoas, ela se estende até as pernas, pescoço e dedos. E para outras, ela realmente atinge os braços. Nesses casos, ter dor no braço esquerdo é ansiedade, e também pode se manifestar no braço direito.

Como fazer para diferenciar esse tipo de dor?

Obviamente que quem já teve crises de ansiedade e sentiu dor no braço esquerdo durante elas provavelmente já sabe reconhecer quando o sintoma de fato é consequência de uma crise. Mas para quem não está acostumado ou tem alguma predisposição para infartos, essa diferenciação pode ser mais complicada. Até mesmo porque ambas as dores começam no mesmo local e irradiam em outras partes do corpo.

Sendo assim, se você sentir dor no braço esquerdo, fique atento à como ela está se manifestando. Se ela constante, tem a sensação de compressão e uma grande intensidade, é mais provável que a dor seja de infarto. Caso ela se apresente em ondas e causa formigamento ou ardência, então a dor no braço esquerdo é ansiedade.

Tenha atenção também com outros sintomas

Por fim, outro ponto muito importante que ajuda a identificar se a dor no braço esquerdo é ansiedade ou infarto são sintomas adjacentes. No caso da ansiedade, por se tratar de uma condição de saúde psicológica, neurológica, mental e emocional, ela tende a demonstrar sintomas nessa direção, como por exemplo:

  • Náuseas
  • Alterações de humor
  • Tremores
  • Dores de cabeça
  • Sensação de medo
  • Dores abdominais

Já para o infarto, precisamos levar em consideração que ele está atrelado à saúde cardiovascular. Ou seja, se você tem colesterol e pressão alta, ou histórico de familiares cardíacos, sentir dor no braço tem mais chances de apontar para um infarto. Mas em relação aos outros sintomas que ele pode causar, podemos citar os seguintes:

  • Tontura
  • Dor na mandíbula
  • Sensação de azia
  • Fraqueza generalizada

Leia mais: 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação