Dor no peito nem sempre é problema no coração, explica médico

Sentir um aperto do peito ou dor nem sempre pode ser considerado um problema no coração. Visto que na região do peito há outros órgãos além do coração. Por isso, o SaúdeLab explica para você que nem toda dor no peito é sobre o nosso coração. Entenda mais neste post! 

Toda dor no peito é um problema no coração?

Geralmente, pensamos que uma dor no peito é um sinal de algo grave no coração. Contudo, até que ponto isso é verdade? Vamos entender quais as características dessas dores e saber identificar o real problema para poder cuidar da nossa saúde. 

Sentiu uma pontada no peito, fisgada ou dor? Normalmente, quando sentimos a dor no peito acreditamos que é o coração. Instintivamente achamos que temos algo no órgão. No entanto, dentro do peito não existe apenas o coração não é mesmo?

Além do coração temos músculos, pele, gordura, ossos da caixa torácica, esôfago e pulmões. Sendo assim, tudo isso pode também gerar dor. Contudo, como vamos saber quais dele está doendo e não confundir com o coração?

Cada dor tem uma característica e quando ela vem em forma de pontadas você consegue apontar com os dedos exatamente onde está doendo. Este é um bom sinal, visto que isso significa que você sabe o local da dor. No entanto, no caso da dor do coração você não consegue apontar com o dedo. 

Nesse sentido, se o coração dói você não poderá tocar o coração com os dedos e apontar a dor. Visto que toda dor no coração é difícil de apontar. Normalmente, se fosse fazer isso apontaria utilizando a palma da mão toda, já que não sabe apontar o local exato da região. 

Leia também: Saiba como o açúcar pode destruir a sua tireoide; médica explica

Cuide-se

O Dr. Sergio Francisco Junior explica que a dor em pontada geralmente não é do coração. Principalmente porque a dor no coração normalmente é difusa ou angina. Como explicamos anteriormente a dor em ponta, conseguimos saber onde ela está exatamente. 

Ou seja, a dor difusa você não saberá apontar exatamente onde está doendo. Assim sendo, provavelmente deve estar com algum problema no coração. Desta forma, sabendo disso é o momento de se cuidar; Ou caso tenha apenas sentindo uma pontada, ainda está em tempo de se prevenir de um dia sentir dor no peito, e se livrar de vários outros problemas de saúde.

Portanto, pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada e consuma mais frutas, legumes e verduras. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. Por fim, não esqueça de fazer exames e consultas de forma regular.

Veja também: Quanto tempo dura a endoscopia? Entenda mais sobre o exame

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71