Saiba como o açúcar pode destruir a sua tireoide; médica explica

O açúcar é um alimento que afeta bastante a nossa saúde

Comer menos açúcar é uma maneira eficaz de reduzir os riscos de prejudicar a sua saúde. Aliás, este alimento causa problemas que começam desde a infância. Principalmente, quando consumimos em excesso podemos ter problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade. Contudo, saiba com o SaúdeLab, que ele pode também destruir a tireoide, venha saber como.

Como o açúcar pode destruir a tireoide?

De acordo com Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros consomem mais açúcar do que o recomendado, para você entender é mais ou menos 18 colheres de chá do produto por dia. A princípio, o alto consumo pode causar sérios danos à nossa saúde.

Inclusive, esse consumo exagerado age aumentando consideravelmente o surgimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, que vem crescendo gradualmente no Brasil. Um outra implicação é também o aumento da obesidade. Além disso, o consumo também pode ocasionar outros problemas como afetar a sua tireoide.

Contudo, sabendo disso tudo devemos parar de comer aquele docinho depois do almoço? De acordo com a Dra. Isabela Souza a relação entre resistência à insulina e doenças tireoidianas é consenso no meio médico. Visto que quando consumido em doses elevadas, pode elevar o aumento de peso e a resistência à insulina.

Deste modo, o açúcar causará alterações hormonais importantes que levam à resistência insulínica. Sendo assim, afetará as funções tireoidianas. Ela ressalta que isso não significa a eliminação por completo o açúcar da sua alimentação.

Entenda que você deve tentar evitar o máximo possível, dado que o excesso induz à dieta com menor aporte de vitaminas e minerais. Elas são essenciais para a manutenção da glândula tireoide, responsável pela formação dos hormônios para metabolismo.

Leia também: Morreu nesta madrugada o “Super Chico”; o menino que conquistou as redes sociais

Hormônios

Recentemente, um estudo foi divulgado realizado pela Dra. Layal Chacker, do Erasmus Medical Center in Rotterdam (Países Baixos), revelou que há muito pouco hormônio da tireoide no sangue. Sendo possível, mesmo na faixa de baixa normalidade, ocorrer um aumento do risco de desenvolver diabetes do tipo 2, principalmente em pessoas pré-diabéticas.

Sendo assim, pacientes diagnosticadas com pré-diabetes têm uma probabilidade de desenvolver diabetes e também se forem diagnosticadas com hipotireoidismo. Saiba que a glicemia pode subir porque o metabolismo de glicogênio no fígado também é mediado pelo T3.

Portanto, o ideal é reduzir o consumo do açúcar uma vez que ele é bastante inflamatório, inclusive o cristal e refinado. Nesse sentido, procure utilizar outras opções mais saudáveis como mascavo e demerara.

Veja também: Quanto tempo dura a harmonização facial? Saiba quando o procedimento precisa ser renovado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação