Catuaba: conheça os seus efeitos e como usar

Você certamente já deve ter ouvido falar na catuaba, uma bebida alcoólica feita com a planta que leva seu nome. Porém, poucos sabem que essa espécie também pode ser utilizada como planta medicinal, auxiliando em diversos processos do organismo. Assim, veja hoje no SaúdeLab quais são os reais efeitos da catuaba e aprenda a usá-la da maneira correta!

O que é a catuaba?

De nome científico Anemopaegma mirandum, a catuaba é uma planta medicinal típica do Brasil, que se destaca pela sua ação afrodisíaca. Nesse sentido, o consumo de suas raízes provoca um efeito de vasodilatação no corpo peniano, de maneira similar ao sidenalfil, princípio ativo do Viagra. Além disso, a planta ainda conta com antioxidantes potentes, além de taninos, cumarinas, esteroides, saponinas e flavanolignanas.

As raízes secas da catuaba ou a versão em pó ou cápsulas desta podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou até em algumas feiras e supermercados. Contudo, é necessário fazer um alerta: o uso da catuaba deve ser prescrito e orientado por um médico especialista, pois seu consumo de maneira irregular pode desencadear diversos efeitos colaterais.

Quais os efeitos no corpo?

Os ativos presentes nas raízes de catuaba atuam diretamente nos neurônios, desencadeando uma diminuição na receptação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Desse modo, seu consumo pode ter eficácia como tratamento auxiliar para casos de depressão e ansiedade ou para quem deseja fazer uso de um bom estimulante físico.

Além disso, alguns estudos demonstraram que os polifenóis presentes em sua composição são capazes de prevenir desordens neurológicas associadas ao estresse oxidativo e à redução de fluxo sanguíneo no corpo. Do mesmo modo, os estudos sugerem que os ativos da catuaba causam um efeito protetor das células cerebrais, o que pode, inclusive, promover o desenvolvimento de uma memória melhor e a prevenção do esgotamento mental.

Leia também: Maca Peruana: conheça 4 benefícios da raiz que aumenta a libido e emagrece

A catuaba é afrodisíaca mesmo?

catuaba
As raízes secas da catuaba provocam um efeito afrodisíaco e estimulante no corpo. Fonte: Wikimedia Commons.

A resposta é sim: a catuaba realmente produz efeitos singulares relacionados à atividade sexual masculina. Nesse sentido, além de provocar uma vasodilatação do pênis, causando a ereção, a catuaba também leva à redução da adesão plaquetária, fazendo com que o fluxo sanguíneo na região se torne constante. Desse modo, a raiz da planta prolonga, da mesma maneira, o tempo de ereção.

Ademais, tais efeitos são especialmente benéficos para pacientes idosos com disfunção erétil decorrente de problemas genitais ou de estados depressivos leves, condições comuns em muitos homens que atingem a meia idade. Dessa forma, a catuaba auxilia no aumento da libido e no tratamento da impotência sexual.

Quais os malefícios?

Se consumidas de maneira excessiva, as raízes da catuaba podem provocar diversos efeitos colaterais. Justamente por isso é importante que haja o acompanhamento de um profissional responsável. Nesse sentido, é importante salientar que, por atuar diretamente no sistema nervoso central, o desequilíbrio da ingestão pode acarretar em dores de cabeça, tonturas, confusão mental e dificuldades de concentração, além de provocar irritações no estômago.

Da mesma forma, a catuaba é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com glaucoma ou que sofrem de pré-excitação ventricular. Ademais, indivíduos que já fazem uso de medicamentos vasodilatadores ou à base de fluoxetina, assim como aqueles que têm problemas cardíacos ou hemofilias devem consultar um médico antes de iniciar o consumo.

Como usar as raízes da planta?

A catuaba pode ser utilizada tanto na forma de chá quanto em cápsulas. No primeiro caso, basta adicionar 2 colheres de sopa de raízes de catuaba em meio litro de água, deixando a mistura ferver. Em seguida, desligue o fogo, e espere cerca de 10 minutos antes de coar. Por fim, beba o chá por até 2 vezes ao dia.

No caso das cápsulas, é importante estabelecer que a quantidade máxima de ingestão permitida é de até 2 gramas de catuaba por dia.

O que é a catuaba selvagem?

A catuaba selvagem é uma bebida estimulante, feita à base de vinho tinto, catuaba, guaraná e marapuama, com teor alcoólico de 16%. Assim, para que ela produza o famoso efeito afrodisíaco, é necessário tomá-la durante ou logo após as refeições. Todavia, assim como nos casos já mencionados, essa bebida também pode provocar efeitos colaterais se for consumida de maneira excessiva.

Leia mais: Conheça 16 dicas para aumentar a libido feminina sem muito esforço

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1026