Book Appointment Now
Envelhecimento Precoce: mãe de gêmeas que sofre dessa condição luta pela vida das filhas
A costureira Elismar Carneiro da Silva, 39, é mãe das gêmeas Elis e Eloá Lima Carneiro, ambas de 1 ano e 8 meses que sofrem de envelhecimento precoce. Por isso, o blog SaúdeLab de hoje explica sobre essa síndrome que afeta as meninas. Entenda o que Hutchinson-Gliford ou distúrbio genético progressivo?
Gêmeas sofrem de um distúrbio que causa envelhecimento precoce
A família das gêmeas Elis e Eloá notaram que por volta dos quatro meses elas começaram apresentar sinais físicos e acharam que tinha algo de errado com o desenvolvimento das crianças. A princípio, elas são muito novinhas, contudo, elas sofrem queda de cabelo e enrugamento da pele.
Todos esses sintomas são semelhantes em pessoas idosas. A partir disso foram vários exames e consultas médicas com os mais diversos especialistas. Com objetivo de descobrir o que estava acontecendo com elas. Contudo, o diagnóstico era de que elas são as primeiras gêmeas com a síndrome Hutchinson-Gilford.
Também conhecido como progéria, um distúrbio genético progressivo que causa um envelhecimento rápido em crianças. Todavia, dona Elismar conta com a ajuda de seus outros filhos, para cuidar das gêmeas, ao todo são oito filhos que vivem em Tancredo, um bairro da zona oeste de Boa Vista, em Roraima.
Para sustentar a sua família, Elismar trabalha fazendo roupas de aniversário e festas infantis. Além disso, ela desistiu de fazer a sua própria confecção para cuidar das filhas. Ademais, ela ressaltou que as despesas das gêmeas são altas, por isso conta com ajuda de doações.
Elas precisam de fraldas, leite, produtos básicos de higiene e protetor solar infantil por causa da pele sensível. A mãe buscou uma pensão pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), porém o processo é lento e está aguardando.
Leia também: Quais são os sintomas da artrite reumatoide? Entenda mais sobre a doença
Síndrome Hutchinson-Gilford
Saiba que é uma doença genética sendo extremamente rara, pois ela acelera o envelhecimento precoce. Geralmente, o processo chega em cerca de sete vezes mais que o normal do envelhecimento de uma pessoa. Resumidamente uma criança de 10 anos vai parecer uma pessoa de 70 anos.
Também conhecida como progeria, essa condição apresenta uma expectativa de vida de 14 anos para meninas e 16 para meninos. Isso ocorre porque ao envelhecimento precoce causa aterosclerose entre outras doenças como osteoporose.
Sendo assim, os cuidados de Elismar com as gêmeas devem ser redobrados, uma vez que elas têm a pele e a saúde como de uma pessoa idoso. Atualmente elas contam com acompanhamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, os consultórios são muito distantes de casa e a família não conta com carro ou dinheiro para andar várias vezes de aplicativos de transporte, pois o transporte público é uma opção muito quente para elas.
A necessidade do ar condicionado é melhor para elas, mas, a condição torna isso muito difícil, e atrapalhando a rotina de tratamento. Mesmo diante da situação, a mãe fala com muito orgulho das filhas e sente muito privilégio de poder cuidar das filhas.
Veja também: O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora