Erva baleeira para o intestino: descubra suas utilidades

Erva baleeira para o intestino, será que funciona? A princípio, todo tipo de erva medicinal deve ser consumida com muito cuidado. Isso porque elas costumam ser produtos carregados de propriedades.

A erva baleeira, por exemplo, é conhecida por afetar o intestino, mas nem todo mundo está familiarizada com ela nesse aspecto. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba mais sobre o uso da erva baleeira para o intestino, e quais são as utilidades e benefícios dela.

Se você não tem o costume de usar plantas medicinais no dia a dia, então você provavelmente não conhece a erva baleeira. Em comparação com outras plantas do tipo, como o hibisco, anis estrelado, erva doce e camomila, elas não é tão popular ou consumida.

Entretanto, não podemos subestimar os efeitos dela por causa disso. Inclusive ela possui características únicas, e que nenhuma outra erva medicinal consegue replicar da mesma forma.

Efeitos da erva baleeira para o intestino

De antemão, por mais variados que os efeitos das plantas medicinais sejam, poucas são capazes de afetar o nosso intestino. Felizmente, a erva baleeira é justamente uma das exceções disso. Acredita-se que o consumo regular dela seja capaz de beneficiar bastante a saúde e o funcionamento intestinal.

No caso, um dos principais efeitos da erva baleeira para o intestino é a sua ação laxante. Ou seja, ela é capaz de favorecer a formação, evacuação e eliminação das fezes. Logo podemos usar a erva baleeira para combater problemas como a constipação do intestino e outros distúrbios similares.

Outro importante, porém específico, uso da erva baleeira para o intestino é em casos de Síndrome do Intestino Irritável. De maneira geral, o conjuntos de efeitos anti-inflamatório, antioxidante, cicatrizante e analgésico é excelente para manter essa síndrome sob controle, o que garante a saúde do intestino e do organismo como um todo.

Se você sofre de problemas gastrointestinais, tome cuidado ao usar a erva

À primeira vista pode parecer contraditório dizer que o uso da erva baleeira para o intestino pode ser prejudicial. Afinal, acabamos de falar sobre alguns dos benefícios que ela oferece para o órgão.

Mas na prática, mesmo que ela ajude a combater a constipação e síndrome do intestino irritável, ela não pode ser vista como uma solução para esses problemas.

Portanto antes de testar essas propriedades da planta, é necessário que você consulte um médico para garantir que o uso dela será seguro para o seu caso, e que ele não levará à efeitos colaterais.

A erva ainda apresenta outros benefícios interessantes

Conforma fora dito, a erva baleeira apresenta um conjunto de efeitos diversos. Além das que já foram citadas, a planta tem ações diurética, antisséptica, antimicrobiana e muitas outras.

Sendo assim, podemos usar a erva baleeira para o intestino, ou aproveitar essas propriedades para promover a saúde de todo o organismo. Dito isso, veja a seguir alguns dos benefícios que ela oferece:

  • Favorece o funcionamento do sistema renal
  • Reduz as lesões no estômago causadas por úlceras
  • Ameniza ferimentos e melhora a cicatrização deles
  • Alivia dores generalizadas por todo o corpo
  • Diminui os processos inflamatórios do organismo
  • Combate alguns tipos de microrganismos

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915