A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou ontem (04.09), no Rio de Janeiro, uma pesquisa nacional para desenhar a importância do processo de trabalho do programa de Estratégia de Saúde da Família durante a pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com o Ministério da Saúde: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira. Além disso, visa intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Assim, com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Entenda a pesquisa sobre a Estratégia de Saúde da Família
A proposta é analisar, entre outras coisas, o papel das equipes no controle da doença. Além disso, quer observar como se deu a redução da morbimortalidade [incidência das doenças e/ou dos óbitos numa população] dos infectados.
Entre os itens que serão analisados figuram a incorporação de novas rotinas de serviços durante a pandemia. Também, analisar as formas de atenção a pacientes, práticas de promoção da saúde e práticas de vigilância para monitoramento da doença.
A pesquisa, feita em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também tentará conhecer as medidas de proteção dos profissionais das equipes de saúde da família.
Já a coleta de dados será feita através de um questionário online. Aliás, este pode ser respondido por todos os profissionais de saúde que atuam em equipes do programa.
Ademais, segundo a Fiocruz, a Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada como primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Agência Brasil
Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.