Estrogonofe é remoso? Saiba como ele interfere na sua saúde

Mesmo sendo muito saboroso, o estrogonofe não é uma refeição tão saudável assim

A princípio, quando a refeição é estrogonofe, é quase impossível encontrar alguém que não goste. Poucas receitas são tão populares quanto essas, especialmente pelo fato de que a versão brasileira dela é muito saborosa. Contudo, pouco se fala no efeito que o estrogonofe pode ter no nosso organismo. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o estrogonofe é remoso, e como ele pode prejudicar a nossa saúde.

Existe inúmeras formas de se fazer o estrogonofe. Inclusive a versão original dele não tem quase nada a ver com a versão que estamos acostumados a fazer. Mas de maneira geral, o estrogonofe é um prato de carne, geralmente de frango ou de boi, com molho de tomate misturado com creme de leite. Algumas pessoas acrescentam também palmito ou champignon, mas será que algum desses ingredientes pode ser remoso?

O que são os alimentos remosos?

Originalmente, os alimentos remosos seriam aqueles que fazem mal para a nossa saúde. Porém essa é obviamente uma definição muito ampla. Hoje entende-se que os alimentos remosos englobam as comidas que possuem ação inflamatória no nosso organismo. Tal ação é responsável principalmente por prejudicar a cicatrização do corpo, fazendo com que os alimentos remosos sejam contraindicados para quem está sob pós-operatório, por exemplo.

Sob esse ponto de vista, a ação inflamatória promovida pelos alimentos remosos se dá pela presença de determinados elementos, que são essenciais para determinar se o estrogonofe é remoso ou não. No caso, esses elementos podem ser gorduras, sal, óleos refinados ou açúcar. Apesar de haver outros compostos que podem ser inflamatórios, esses costumam ser os principais.

Então o estrogonofe é remoso mesmo?

Conforme fora dito, o estrogonofe é uma receita que leva carne de frango ou de boi, e é acompanhada de um molho de tomate misturado com creme de leite. Infelizmente, o molho e a carne escolhida acabam sendo problemáticos. Tanto o creme de leite quanto a carne de boi possuem gorduras. Como as gorduras são compostos inflamatórios, é possível dizer, a partir desse aspecto, que o estrogonofe é remoso sim.

O molho também pode apresentar outro problemas, especificamente na escolha do molho de tomate. Algumas marcas produzem molhos muitos industrializados, que são ricos em conservantes e aditivos, os quais podem ser inflamatórios. Inclusive algumas pessoas adicionam ketchup e mostarda ao molho do estrogonofe, dois ingredientes que sofrem do mesmo problema. Portanto, do ponto de vista geral, o estrogonofe é remoso de fato.

Então se passou por cirurgia recente, fez tatuagem ou piercing, talvez seja melhor optar por outro tipo de alimento e deixar o estrogonofe para quando já estiver bem recuperado e cicatrizado.

Com cuidado no preparo e consumo, o estrogonofe é muito seguro

Tendo em mente que o estrogonofe é remoso por causa do molho e da carne, é possível deixar o preparo da receita um pouco mais leve. Basta optar pela carne de frango, que contém menos gorduras, e molhos de qualidade, que tenham poucos aditivos, de preferência um molho de tomate caseiro. Ademais, na hora de se servir, procure não exagerar na quantidade, tanto do estrogonofe quanto dos acompanhamentos, como o arroz ou batata-palha.

Leia mais: Calabresa é remosa? Entenda o que faz ela ser maléfica para a nossa saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação