Book Appointment Now
Exercícios de respiração para ansiedade: FAÇA ANTES DE DORMIR
Uma boa noite de sono é critério indispensável para se ter uma qualidade de vida adequada. Porém, para quem sofre de ansiedade, as coisas podem não ser tão simples, e o ato de dormir pode ser desafiador, já que a mente começa a produzir uma série de pensamentos agonizantes. Por isso, veja hoje no SaúdeLab 04 exercícios de respiração para ansiedade que irão te ajudar a adormecer de forma rápida e tranquila. Confira!
A importância de se controlar a ansiedade
A ansiedade é uma das emoções humanas mais comuns no mundo atual. Porém, quando se torna constante, a ponto de atrapalhar a vida de quem a sente ou de prejudicar as atividades e relações desta, é necessário buscar ajuda. Nesse sentido, o tratamento psicológico – a chamada terapia – é a forma mais indicada para lidar com essa condição.
Assim, caso não seja tratada, a ansiedade pode virar um distúrbio, acarretando em outras doenças psicossomáticas, com a depressão e a Síndrome do Pânico. Do mesmo modo, para quem já sofre com estes problemas, a ansiedade pode ser uma válvula de piora para tais quadros.
Por isso, buscar tratamento médico é o primeiro passo para lidar com o problema. Dito isso, selecionamos hoje os 4 melhores exercícios de respiração para ansiedade, para que você possa ter uma noite de sono mais tranquila e reconfortante.
Leia mais: 5 dicas para evitar a ansiedade na hora de dormir
04 exercícios de respiração para ansiedade
Troca de narinas
Um dos melhores exercícios de respiração para ansiedade é a chamada troca de narinas. Assim, o método consiste em respirar de forma longa e alternada, deixando uma narina para inspirar o ar e a outra para expirar. Faça o exercício tentando esvaziar a mente de pensamentos e repita-a até que você se sinta relaxado.
Contagem de 7 segundos
Nessa técnica, você deve começar esvaziando a mente e soltando todo o ar que há em seus pulmões. Em seguida, inspire pelo nariz e conte até quatro. Depois, segure completamente a respiração, prendendo-a por 7 segundos. Por fim, basta soltar todo o ar de forma lenta, contando até oito. Para adquirir um máximo efeito calmante, repita este exercício por 3 vezes.
Contagem de 3 em 3
Outro exercício eficaz de respiração para ansiedade é a contagem de três em três. Assim, a técnica consiste em inspirar o ar contando até três. Em seguida, prenda a respiração por mais três segundos e imediatamente solte o ar contando até três novamente. Para obter a sensação de alívio, repita o exercício por cerca de 7 vezes antes de dormir.
Observando a respiração
Um dos exercícios de respiração para ansiedade mais famosos é a chamada observação da respiração. Para dar início a ela, apague as luzes do quarto e deite-se de barriga para cima, colocando as mãos em cima do abdômen. Depois, comece a inspirar e expirar de forma calma, enquanto conta cada uma das respirações. Assim, sua concentração ficará focada no ato de respirar, o que naturalmente o deixará mais calmo e relaxado.
Leia também: 4 atitudes na leitura para combater depressão e ansiedade
TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.