Quais os melhores exercícios para fortalecer as coxas? Confira e aproveite agora

A princípio, quando começamos a praticar exercícios, temos uma finalidade em mente. Geralmente buscamos melhorias na saúde e no físico, porém cada exercício exerce papéis diferentes. Logo, certas atividades possuem efeito maior em regiões específicas, como as coxas. Portanto, venha com o SaúdeLab entender quais os melhores exercícios para fortalecer as coxas.

Você talvez já seja familiarizado com exercícios que treinam aspectos diferentes do corpo, como a nossa circulação, movimentação, sistema cardiovascular, dentre outros. Sob o mesmo ponto de vista, também existem atividades físicas focadas em aprimorar partes específicas do corpo, como os braços, pernas e coxas. Logo, fique por dentre de exercícios essenciais para fortalecer as coxas.

Principais exercícios para fortalecer as coxas

Primeiramente, para fortalecer as coxas, o ideal é realizar exercícios que prezem pela ginástica localizada, respiração e alinhamento de postura, conceitos fortes em aulas de pilates por exemplo. Dessa forma, é possível garantir o fortalecimento e tonificação dos músculos, e desenvolver consciência corporal. Sendo assim, confira exercícios desses conceitos para fortalecer as coxas.

Ponte

Nesse exercício, comece deitando de costas com as pernas na mesma largura dos quadris. Mantenha os joelhos flexionados, braços no chão, e abdômen e glúteos contraídos. Por fim, com uma perna levantada, suba e abaixe o quadril. Faça 3 séries de 10 a 12 vezes, de forma a alternar as pernas, inspirar antes de descer e expirar antes de subir.

Agachamento

A princípio, os agachamentos são muito populares, além de serem eficientes para fortalecer as coxas. Primeiramente, comece com as pernas afastadas, e os pés alinhados a elas. Distribua o seu peso igualmente nos pés, permaneça ereto e com os braços estendidos para frente. Por fim, flexione os joelhos até um ângulo de 90°, volte e repita o movimento em 4 séries de 12 a 15 vezes.

Abdução de perna

Primeiramente, deite de lado com a perna debaixo flexionada até a mesma altura dos seus quadris. Em seguida, apoie a cabeça em um dos braços estendidos e com a mão no chão, relaxe ombros, e contraia os glúteos e o abdômen. Feito isso, basta elevar a perna sem girar o tronco, e e abaixar sem tocá-la no chão. Repita esse movimento em 3 séries de 10 a 12 vezes.

Afundo

Para esse exercício, comece com as pernas afastadas na mesma largura dos quadris, e os pés paralelos entre si. Feito isso, dê um passo para trás, de forma a flexionar o joelho da frente, até que ele forme um ângulo de 90°, estender a outra perna. Com os braços para frente, retorne a posição do começo, elevando o joelho da perna de trás até atingir a altura dos quadris.

Stiff modificado para fortalecer as coxas

Por fim, comece na mesma postura do agachamento, mas com os pés mais paralelos. Em seguida, flexione o joelho direito e apoia a mão esquerda no chão, de forma a descer o tronco para frente. Eleve a perna esquerda na direção contrária, e a mão direita para a lateral. Por fim, volte para a mesma posição do começo, e repita o processo em 3 séries de 12 a 15 vezes, com alternância.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915