Book Appointment Now
Pensando em fazer um check up geral da saúde? Saiba que não pode ficar de fora
Com o começo de um novo ano, chega o momento de procurar por formas de ter uma qualidade de vida melhor. Uma das formas de garantir isso é cuidando da saúde o máximo possível, e para ter noção de como anda a sua saúde, é importante fazer exames de check up. Portanto, venha com o SaúdeLab e saiba o que é preciso para fazer um check up geral da saúde.
À primeira vista, os exames gerais de check up podem parecer algo desnecessário, especialmente para quem é ainda é jovem ou nunca teve de enfrentar problemas sérios de saúde. Entretanto, a maioria das pessoas não tem uma boa noção de como a sua saúde realmente está. Com isso, elas podem subestimar os riscos de saúde que o corpo pode apresentar com o passar do tempo.
O que é e qual a importância do check up geral?
De maneira geral, o check up se consiste em um conjunto de testes e exames que visam analisar as condições de saúde de uma pessoa no geral. Ou seja, a partir dele, o médico pode ter noção dos riscos que o paciente pode ou não estar correndo. Com isso, os exames acabam testando a saúde cardiovascular, saúde mental e psicológica, níveis hormonais, presença de cânceres e muitos outros fatores críticos para a saúde.
Sob esse ponto de vista, o check up acaba sendo muito importante para pessoas que já sofrem com condições como diabetes, hipertensão e doenças crônicas ou degenerativas no geral. Nesses casos, os exames servem para acompanhar a progressão dessas doenças. Entretanto, eles também são muito úteis para que uma pessoa qualquer possa ficar ciente de sua saúde para garantir de que está tudo bem, e que não há doença silenciosas afetando ela.
Aqueles indivíduos ainda não sofrem de doenças crônicas, ou ainda não sabem que possuem algum problema de saúde, precisa se atentar às seguintes doenças e sistemas:
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Colesterol;
- Triglicerídeos;
- Função Renal (ureia, creatinina e exame simples de urina);
- Função Hepática (TGO e TGP);
- Exame Parasitológico (Fezes)
No entanto, vale reforçar que é fundamental uma consulta médica para dar as orientações necessárias para fazer um check up geral. Afinal, cada pessoa precisa de exames específicos para sua condição. Durante a consulta médica são feitas perguntas bem específica onde o médico será norteado para solicitar os exames corretos.
Leia mais: Presença de proteína na urina: quais são as causas? É algo grave?
Quais tipos de exames são realizados?
De antemão, os exames de um check up não são os mesmos para toda pessoa. Eles variam dependendo de cada caso, seguindo a necessidade do paciente. Entretanto, na grande maioria das vezes, são realizados exames como:
- Exames de imagem: ressonâncias, ultrassom e radiografias permitem visualizar órgãos, ossos e outras estruturas do corpo. Com isso, é possível identificar se elas estão enfrentando algum problema, o que é muito importante no caso dos pulmões, fígado, coração, coluna e muitos outros.
- Exame de sangue: a partir dele, é possível checar os níveis de colesterol, hormônios, triglicérides, glicose, nutrientes e outros componentes do sangue. Afinal, caso algum deles apresente uma anormalidade, eles podem indicar um problema de saúde.
- Exames invasivos: essa categoria engloba exames como a colonoscopia e endoscopia, muito importantes para checar a saúde do intestino e estômago respectivamente.
Ah, vale lembrar que também é possível fazer check up geral pelo SUS, basta conseguir uma consulta com o médico clínico geral na Unidade Básica mais próxima, afinal a prevenção é uma das bases do Sistema Único de Saúde e neste contexto os exames de check up se enquadram muito bem.
Quem deve procurar fazer o check up geral?
Conforme fora dito, o check up é importante para pessoas que já sofrem com alguma condição de saúde. Portanto, se você possui diabetes, hipertensão, colesterol alto, câncer, obesidade e similares, é preciso que você realize esses exames de tempos em tempos para se manter atualizado sobre sua saúde. O mesmo vale para problemas como tabagismo e alcoolismo, que comprometem a saúde severamente.
Por outro lado, pessoas que não apresentam nenhuma condição de saúde também devem realizar esse tipo de exame periodicamente. Isso se dá tanto pelo fato de que ela podem ser vítimas de doenças que ainda estão silenciosas, ou por terem um risco de saúde natural para a sua idade. Por exemplo, idosos são propensos a osteoporose, e homens e mulheres a partir dos 40 anos possuem um risco maior de câncer.
Leia mais: Doce demais? Saiba os 10 sinais de que você está exagerando no açúcar