Doce demais? Saiba os 10 sinais de que você está exagerando no açúcar

Aprenda a identificar se você está ingerindo açúcar em excesso ou não

Os nossos hábitos alimentares têm ficado cada vez menos saudáveis. Isso pode ser percebido através dos alimentos industrializados e doces, que muitas vezes possuem uma enorme quantidade de açúcar. Com isso, muitas pessoas acabam por exagerar no açúcar, o que pode gerar muitos problemas. E o mais grave é que, se você não estiver atento, pode ser tarde demais.  Venha com o SaúdeLab e conheça os 10 principais sinais de que você deve parar de exagerar no açúcar.

A princípio, a maioria das pessoas já sabe que o excesso de açúcar é algo prejudicial para a saúde. No entanto, mesmo sabendo dessa informação, elas acabam optando por alimentos que contribuem para isso, e muitas vezes isso ocorre não por preferência, mas por maior acessibilidade. Logo, cada vez mais pessoas passam a exagerar no açúcar e prejudicar sua própria saúde.

Entenda os riscos de exagerar no açúcar

De antemão, o açúcar por si só não é algo prejudicial para o corpo. Na verdade, através da ingestão dele, nosso corpo é capaz de processar ele em glicose, uma substância muito importante para o fornecimento de energia no nosso corpo. Entretanto, quando o açúcar começa a ficar excessivo, parte dessa glicose não é aproveitada da maneira correta, fazendo com que ela fique circulando pelo sangue.

Por causa desse fenômeno, nosso corpo pode passar a desenvolver diversos problemas, como a diabetes, que se não for controlada, acaba se agravando muito. Ademais, nesses casos o excesso de açúcar pode levar a redução da sensibilidade, aumento no risco de AVC e infartos, e até mesmo a cegueira a longo prazo. Portanto, é essencial evitar exagerar no açúcar na alimentação.

Sinais de que o açúcar está em excesso no corpo

  1. Fome recorrente: conforme foi dito, quando o açúcar está em excesso, ele não consegue ser aproveitado pelas células. Essa situação faz com que o corpo entenda que a pessoa está de jejum, dando o sentimento de fome.
  2. Vontade frequente de urinar: nosso corpo utiliza a urina como uma forma de expelir certos compostos. Quando o açúcar está em excesso, ele aproveita esse mecanismo para poder eliminar parte dele, fazendo com que a pessoa vá ao banheiro mais frequentemente.
  3. Sensação de sede: sob o mesmo ponto de vista, se a pessoa costuma urinar muito, ela terá uma maior necessidade em repor os líquidos do corpo. Logo, ela acaba sentindo mais sede que o normal.
  4. Cansaço: por mais que a glicose forneça energia, o excesso dela gera um mau aproveitamento. Logo, o corpo passa a ficar com energia escassa de tempos em tempos.
  5. Dificuldade na cicatrização: o problema no fornecimento de energia também atrapalha a capacidade do corpo de cicatrizar ferimentos.
  6. Maior frequência de infecções: o sistema imune também é afetado pela má distribuição de energia no corpo, diminuindo a sua eficiência e, consequentemente, favorecendo infecções.
  7. Visão embaçada: esse é um dos sintomas por trás da cegueira a longo prazo, de forma que o excesso de açúcar é capaz de inchar o cristalino dos olhos, prejudicando a visão.
  8. Formigamento das mãos e pés: dessa vez, esse sintoma é um precursor da perda de sensibilidade, mencionada anteriormente, que está relacionada a danos na bainha de mielina que protege os nervos.
  9. Humor alterado: este não é necessariamente uma consequência do açúcar em si, mas está relacionada a todos os outros sintomas, que fazem com que a pessoa fique mais perturbada que o normal.
  10. Problemas de memória e concentração: o mesmo vale para esse sintoma, que é uma consequência do mal-estar gerada pelos outros problemas citados.

Diante de qualquer um destes sintomas é importante buscar atendimento médico, pois estima-se que 50% das pessoas que tem diabetes não sabe que tem a doença e quanto antes você ajudar a suas alimentação, sua saúde irá se recuperar.

Leia mais: Leite de vaca faz mal à saúde? Veja 5 condições para ficar de olho bem aberto

Muito tem se falado sobre a laranja moro e os seus efeitos no emagrecimento. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer. Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar se a laranja moro emagrece mesmo e quais são os seus benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação