Saiba como fazer marinada do jeito certo e evite problemas

Quando se fala de cuidados na cozinha, é importante considerar diversos fatores. Porém, os cuidados mais importantes são aqueles relacionados com o manuseio e preparo dos alimentos, especialmente em processos como a marinada. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer marinada corretamente e evitar contaminação dos alimentos.

De antemão, a contaminação de alimentos é algo que pode ser bastante perigoso. Dependendo do caso, ela resulta em problemas graves de saúde, e por isso é necessário tomar todas as medidas necessárias para evitar essa situação. Entretanto, ao fazer marinada em algum alimento, é preciso dobrar os cuidados nesse aspecto.

O que é e para que serve a marinada?

De maneira geral, a marinada pode ser definida como um processo para temperar alimentos, que geralmente são carnes ou vegetais. No caso, o processo funciona através de líquidos, que incluem água, sal, uma fonte de acidez e outros temperos. Se o líquido for apenas uma mistura de água com sal, o processo passa a ser chamado de salmoura ao invés de marinada.

Ao fazer marinada em algum alimento, ele precisa ficar submerso no tempero líquido por um bom tempo, para que ele possa penetrar bem. Por isso os elementos usados na marinada são importantes, visto que uma fonte de ácido serve para quebrar parte das fibras do alimento, e o sal cria espaços entre as células da carne ou vegetal por osmose.

Leia também: Feijão cozido dura quanto tempo na geladeira? Evite riscos e contaminação

Para que tipo de alimento esse processo serve?

Marinada
Marinada. Foto: Canva PRO

Conforme fora dito, na maioria das vezes a marinada é feito com carnes e vegetais. Contudo, o processo é dedicado especialmente para alimentos mais secos. Ou seja, carnes aves, que costumam ser magras e secas, são perfeitas para se fazer marinada. Ao mesmo tempo, lombo e outros cortes de porco que são mais magros, também se encaixam muito bem no processo.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Dicas para fazer marinada de forma segura

  • Nunca faça marinada fora da geladeira: para a marinada dar certo, o alimento precisa ficar de molho por muito tempo. Portanto, para evitar que ele estrague, ele sempre precisa ficar dentro da geladeira durante o processo.
  • Escolha bem o recipiente: os melhores recipientes são aqueles feitos de vidro, aço inox e louça. Outros tipos de materiais podem liberar substâncias no alimento a longo prazo, o que pode ser problemático tanto para o sabor quanto para a integridade dele.
  • Certifique-se de vedar o recipiente: tão importante quanto guardar o alimento na geladeira, é manter ele bem vedado. Assim, é possível reduzir ainda mais as chances de contaminação.
  • Cuidado ao utilizar a marinada depois do preparo: dependendo da receita, pode ser que você queira utilizar o líquido da marinada no restante do preparo do alimento. Contudo, nesse caso, é importante que você ferva ou cozinhe o líquido antes para garantir que ele não esteja contaminado.
  • Atenção com o tempo: o tempo necessário para marinar o alimento dependo do tamanho e do tipo dele. No caso de carnes, por exemplo, quanto maior o corte, mais tempo ele precisa ficar marinando. Contudo, cuidado para não deixar ele por tempo demais para que o alimento não estrague.

Leia mais: Como evitar contaminação na cozinha? Veja 4 dicas simples e práticas para diminuir os riscos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915