Book Appointment Now
Fibromialgia dá gases, ou isso não passa de mito? Veja há alguma relação
Já ouviu falar que fibromialgia dá gases? Será verdade ou mito? Quase todo mundo já teve de lidar com gases ao menos uma vez na vida. Talvez seja porque eles são um sintoma extremamente comum, e que está ligado com uma série de problemas de saúde.
Com isso acaba havendo bastante confusão quanto o que causa ou não os gases. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a fibromialgia dá gases, ou se isso não passa de um mito.
À primeira vista é bastante estranho pensar que a fibromialgia possa estar relacionada com gases. Afinal, ela é uma doença reumática, que afeta principalmente os nossos músculos.
Já os gases são produzidos no intestino e no estômago, órgãos que pertencem ao sistema digestivo. Contudo, como os sintomas da fibromialgia e as causas dos gases são mais amplos do que pensamos, vale a pena entendermos se há mesmo uma ligação entre eles.
Fibromialgia dá gases realmente?
Conforme fora dito, os gases são um sintoma que se manifesta no intestino e no estômago, levando à incômodos e desconfortos na região desses órgãos. Já a fibromialgia é uma condição relacionada com os músculos, capaz de causar bastante dor neles e por todo o corpo.
Sendo assim, na teoria, realmente não há como afirmarmos que a fibromialgia dá gases de fato.
Entretanto, por incrível que pareça, há sim uma relação entre esse sintoma e a doença. Isso porque a fibromialgia é uma condição que aumenta as chances de desenvolvermos a síndrome do intestino irritável.
E essa outra condição por sua vez tem a formação de gases como um de seus sintomas. Portanto, em suma, a fibromialgia dá gases apenas em casos em que a pessoa desenvolve a síndrome do intestino irritável por consequência dela.
Com ou sem a síndrome do intestino irritável, a fibromialgia requer atenção
De antemão, obviamente é mais grave quando a fibromialgia causa a síndrome do intestino irritável. Contudo a fibromialgia por si só já é bastante problemática para a nossa saúde.
Sendo assim, independente de se a fibromialgia dá gases, é preciso ficar bem atento com sintomas como dores musculares recorrentes e em múltiplas partes do corpo. Se você estiver sofrendo com algo do tipo, vá atrás do devido atendimento médico o quanto antes.
O que mais pode levar a formação de gases?
Enfim, como a fibromialgia dá gases apenas em casos específico, onde há a síndrome do intestino irritável, é bom conhecer as causas mais comuns desse problema. Por mais que os gases não sejam um sintoma muito grave ou prejudicial à princípio, não há como negar que eles são bem incômodos, e até mesmo debilitantes se persistentes.
Sendo assim, veja a seguir alguns dos principais fatores e causas por trás dos gases intestinais e estomacais:
- Uso de medicamentos antibióticos ou antiácidos
- Consumo de água com gás e bebidas gaseificadas
- Hábito de engolir ar durante a mastigação
- Falta de um prática regular de exercícios físicos
- Consumo de alimentos cuja digestão é lenta
- Casos de constipação intestinal e similares
Leia mais: