Filtro solar com ou sem cor: aprenda a escolher a melhor opção para sua pele

Sem dúvidas, o filtro solar é um produto indispensável para a manutenção da saúde e beleza da nossa pele. Através dele, é possível garantir a ela a proteção necessário. Entretanto, existem diferentes tipos de protetor, incluindo alguns com e sem cores, e cada uma possui sua finalidade. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda mais sobre filtro solar com ou sem cor, e saiba qual escolher para determinadas situações.

A princípio, algumas pessoas não tem o costume de utilizar filtro solar diariamente. Nesses casos, elas costumam pensar que o produto é necessário apenas para ir em locais com maior incidência de raios solares, como clubes e praias. Contudo, na realidade, ele precisa estar incluso nos cuidados diários com a pele, sendo importante saber escolher o filtro mais apropriado para sua pele em específico.

Por que a pele precisa de filtro solar?

Todos os dias, a nossa pele sofre com uma enorme carga de exposição. Em qualquer ambiente que estamos, ela é submetida ao contato com microrganismos, sujeiras e quaisquer outras partículas presentes no ar e superfícies. Porém talvez a exposição mais preocupante seja a dos raios solares. Eles são responsáveis pelo desgaste e envelhecimento precoce da pele, além de poderem até mesmo causar ou agravar doenças de pele.

Sob esse ponto de vista, fica claro que devemos manter nossa pele protegida contra a incidência desses raios, especialmente pelo fato de que as mudanças climáticas estão contribuindo para que eles fiquem cada vez mais agressivos. Tal proteção só pode ser garantida através do uso de um filtro solar, que também é um grande aliado para reduzir rugas e combater o envelhecimento natural da pele.

Lei também: Como escolher o protetor solar ideal? Entenda as siglas e proteja sua pele

Quais as diferenças entre filtros solares com e sem cor?

Tendo em mente a importância do filtro solar para a saúde e aparência da nossa pele, fica claro que é preciso incluir ele em seus cuidados com a saúde. Entretanto, conforme fora dito, existem diferentes tipos de protetores solares, e cada um possui uma determinada finalidade. Os filtros com e sem cor, por exemplo, confundem muitas pessoas, mas têm uma diferença entre eles que pode ser determinantes.

Tanto o filtro com cor quanto o sem cor oferecem as mesmas proteções contra raios ultravioletas. Entretanto, a proteção contra luz visível é maior no filtro com cor. Isso não significa que o protetor sem cor não proteja contra luz visível, porém esse reforço presente nos filtros com cor é importante para quem sofre com manchas, melasma e outros problemas de pele.

Resumindo, a cor tonalizante do filtro solar funciona como uma segunda camada de proteção, oferecendo uma proteção não só química mas também mecânica. Ou seja, os componentes que dão tom da pele ao filtro solar promovem uma barreira extra de proteção, dificultando a ação dos raios nocivos, principalmente quem já tem problemas na pele.

Como fazer para escolher o protetor solar corretamente?

Entre o filtro solar com e sem cor, a escolha só depende dos problemas de pele e manchas que você pode ter. Porém as outras características do protetor dependem de diversos outros fatores.

Existem protetores feitos especificamente para peles oleosas, e outros feitos para peles secas.

Alguns possuem uma proteção mais duradoura, enquanto outros são mais resistentes ao suor. Ou seja, seu tipo de pele, finalidade e fatores externos são determinantes para essa escolha.

Caso você possua manchas como melasma, por exemplo, dê preferência aos filtro com cor. Mas não se esqueça de observar os outros fatores de proteção, quanto maior, melhor. Aliás, nas lojas especializadas sempre tem um profissional disponível para te atender, aproveite e tire suas dúvidas na hora.

Leia mais: Cosméticos com FPS protegem mesmo? Especialista responde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915