As 10 fobias mais comuns do mundo que você precisa conhecer

Você certamente já deve ter sentido medo de algo ou de alguma situação específica. Porém, quando esse sentimento se torna excessivo, a ponto de prejudicar a sua vida, é sinal de que algo está errado e você pode ter desenvolvido uma fobia. Assim, veja hoje no SaúdeLab as 10 fobias mais comuns e confira os tratamentos que podem controlá-las.

O que é uma fobia?

As fobias são um tipo de distúrbio psicológico, geralmente causado por um trauma que a pessoa viveu no passado, ainda que muitos não apresentem causas aparentes. Assim, ela é caracterizada por um medo exagerado, persistente e incontrolável de algo específico ou de determinada situação. Ademais, estima-se que cerca de 20% da população mundial tem algum tipo de fobia, apresentando certo nível de descontrole emocional.

Nesse sentido, o desequilíbrio emocional gerado pelas fobias pode desencadear sintomas como: taquicardia, boca seca, tremores, ataques de pânico, dificuldade para respirar, ansiedade, sudorese e sentimento de incapacidade. Em casos mais graves, as fobias também podem levar a pessoa ao isolamento social e ao desenvolvimento de transtornos como ansiedade e depressão.

Leia mais: 5 dicas para evitar a ansiedade na hora de dormir

fobia
A fobia por sangue e objetos como agulhas e seringas é uma das mais comuns no mundo. Veja qual o tratamento indicado para ela. Fonte: Canva.

As 10 fobias mais comuns no mundo

  1. Claustrofobia

Essa é uma das fobias mais comuns e consiste em um medo permanente de ambientes fechados. Assim, a pessoa que sofre desse problema costuma evitar locais como elevadores e aviões, e até exames de ressonância podem se tornar motivo de trauma.

  1. Zoofobia

A zoofobia é um medo incomum de animais, e isso não se aplica a uma raça específica. Assim, a pessoa que sofre dessa condição, costuma entrar em pânico com animais que vão desde pequenos insetos até cachorros e espécies maiores.

  1. Aracnofobia

O índice de pessoas que possuem fobia de aranhas também é alto. De fato, o medo de ser tocado por um aracnídeo pode levar a pessoa ao descontrole e a uma crise de pânico em questão de segundos.

  1. Agorafobia

Essa é a fobia de multidões. Assim, uma pessoa que sofre dessa condição é incapaz de permanecer por muito tempo em ambientes com grande número de pessoas, como transportes lotados ou locais com grande número de pessoas. Se isso acontecer, é comum que o trauma leve ao desenvolvimento de ansiedade e síndrome do pânico.

  1. Nictofobia

Geralmente relacionado a um evento traumático da infância, a nictofobia é o medo excessivo de locais e ambientes escuros ou com difícil visibilidade, que podem deixar a pessoa amedrontada e extremamente insegura.

  1. Glossofobia

A glossofobia gera os mesmos sintomas da agorafobia e também se relaciona com multidões. Porém, esse é o medo excessivo de falar em público. Assim, esse trauma incapacita a pessoa de efetuar palestras ou apresentações em locais com uma grande quantidade de pessoas.

  1. Acrofobia

A acrofobia é o medo excessivo de altura. Assim, pessoas que sofrem dessa condição costumam se sentir intimidadas por prédios muito altos, montanhas-russas, mirantes e outros locais altos. Da mesma maneira, até descer uma longa escada pode ser tarefa desafiadora para quem possui essa fobia.

  1. Tanatofobia

A pessoa que sofre de tanatofobia tem um medo incontrolável da morte. E isso se perfaz também em tudo aquilo que possa estar relacionado com essa condição, como fobias de cemitérios, caixões, caveiras e funerais. Até mesmo doenças e dores podem gerar um desequilíbrio emocional grave para quem possui essa condição.

  1. Aerofobia

A aerofobia é o medo excessivo de aviões.  E isso se aplica tanto ao ato de voar em si quanto à própria proximidade com esse meio de transporte.

  1. Hematofobia

A hematofobia é uma das fobias mais comuns e consiste no medo incomum de sangue e de tudo que possa envolver a retirada deste do corpo, como agulhas, seringas, cortes, exames, etc. Para pessoas que sofrem dessa condição, até uma ida ao dentista pode ser um evento desesperador.

Lista de artistas e suas fobias

Uma reportagem do BuzzFeed relaciona os medos de celebridades, veja algumas citadas:

Oprah: medo de chiclete

Pamela Anderson: não suporta ver sua imagem no espelho ou na TV.

Tyra Banks: o medo da famosa é de golfinhos.

Nickole Kidman: sua maior fobia são as borboletas.

Keanu Reeves: o que aterroriza o ator é o medo do escuro.

Adele: desde a infância ela não suporta conviver com gaivotas.

Kilie Minogue: sua saga são os cabides, o barulho que eles fazem a deixam fora do ar.

 

No Brasil, vários famosos também contam seus medos, confira:

Ronnie Von: ambientes aglomerados e fechados

José Figueira e Paula Teixeira: os artistas sofrem com a proximidade de balões.

Júlia Palha: o que a deixa em pânico são as aranhas.

Graciano Dias: medo de avião.

Anitta: a cantora tem pavor de ficar no escuro.

Bello: o que aterroriza esse cantor são os elevadores.

Cléo Pires: as baratas são insetos que apavoram a atriz.

Tratamentos indicados para as fobias

Para todos os casos de pacientes que desenvolveram fobias, a psicoterapia é o tratamento mais indicado, que objetivará entender e encontrar as causas desse transtorno, a fim de corrigir as distorções de pensamento sobre determinada coisa ou situação. Em alguns casos, a hipnose também é indicada para descobrir a origem do medo.

Leia mais: Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!

A importância da alimentação correta no combate a depressão e ansiedade

A nutricionista Juliana Martins fala sobre as melhores opções de alimentação para se ter mais saúde.

 

Compartilhe este conteúdo
Avatar photo
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS