Você sabia que é possível fortalecer o cabelo com a alimentação? Descubra como

É possível ter um cabelo mais forte, brilhoso e saudável apenas com alimentação.

Frequentemente são lançados produtos e mais produtos direcionados para vários tipos de cabelos. Porém, é possível fortalecer o cabelo com alimentação. Nesta matéria, o SaúdeLAB vai te mostrar quais alimentos têm propriedades benéficas para o desenvolvimento dos fios.

Quais são os nutrientes necessários para fortalecer o cabelo com alimentação?

De acordo com especialistas de nutrição e dermatologia da Universidade de Toronto, no Canadá, os nutrientes ideais para o fortalecimento do cabelo são as proteínas, compostas por aminoácidos e queratina, responsáveis por prevenir e tratar a queda do cabelo a partir da nutrição de seus fios.

Além disso, também é possível fortalecer o cabelo com alimentação a partir da ingestão do zinco, do ferro, da biotina e do ômega-3. Estes, são importantes para o crescimento dos fios de forma saudável.

É possível ter um cabelo mais forte, brilhoso e saudável apenas com alimentação. Porém, para que todos os benefícios dos nutrientes sejam absorvidos de forma adequada pelo corpo e consequentemente pelo cabelo, é necessário que uma dieta balanceada seja seguida constantemente por pelo menos 3 meses.

Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

É importante aderir a uma dieta completa e balanceada que contenha alimentos ricos em nutrientes, para que seja possível fortalecer o cabelo com alimentação e mais nada.

fortalecer o cabelo com alimentação
É possível fortalecer o cabelo com alimentação? Confira (Foto: Pixabay)

Peixes

Consumir peixes ricos em ômega-3 é uma das recomendações, pelo fato de que o ômega-3 é um importante anti-inflamatório e tem benefício direto na alopecia, que consiste na perda rápida do cabelo. Os peixes que contém mais concentração de ômega-3 são o salmão, a sardinha e o atum.

Frutas e verduras ricas em Vitamina A

Bem como o zinco, a vitamina A também é responsável pelo crescimento dos fios e, além disso, tem propriedades antioxidantes que agem diretamente nos folículos pilosos, protegendo-os de danos causados por radicais livres.

A Vitamina A pode ser encontrada em frutas, vegetais e verduras como cenoura, tomate, papaia, pimentão, beterraba, melão e espinafre.

Carnes brancas e vermelhas ajudam a fortalecer o cabelo

Simultaneamente, deve-se ingerir carnes. Elas contém aminoácidos e proteínas importantes para que seja possível fortalecer o cabelo com alimentação. Além disso, a carne é rica em colágeno, um nutriente essencial e responsável pela firmeza, elasticidade de estrutura dos fios.

Frutas ricas em Vitamina C

Frequentemente, a vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão, morango e outras. Além de ser antioxidante e auxiliar na absorção do ferro, essa vitamina também é responsável pela produção de colágeno.

Acompanhamento com profissionais de saúde 

Em contrapartida, para seguir uma dieta que tenha o objetivo de fortalecer o cabelo com alimentação, é importante ter o acompanhamento de um profissional de nutrição e dermatologia para que a fragilidade do fio seja analisada durante o processo.

Caso a fragilidade persista, pode ser um sinal de problemas como anemia ou hipotireoidismo. Portanto, é de suma importância ter acompanhamento profissional.

Leia mais: Shots matinais: descubra 5 receitas e as maravilhas que eles podem fazer

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

A gente ama um cabelo com brilho e movimento, não é mesmo? Mas o processo para obter fios saudáveis pode ser custoso e tomar tempo. Porém, existem formas de reduzir tempo e dinheiro investido para cuidar do nosso cabelo. E essas formas podem ser feitas em casa mesmo. Usando produtos naturais ou até mesmo o que você já possui de cremes no armário.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação