Quer fortalecer os ossos? Conheça 10 principais vegetais que vão te ajudar

Confira opções de vegetais excelentes para manter os ossos saudáveis e fortes

Hoje é dia de aprender sobre como deixar os ossos mais fortes e resistentes. E para evitar quedas, fraturas e doenças como a osteoporose, o SaúdeLab vai te apresentar uma lista com os 10 principais vegetais que vão te ajudar a fortalecer os ossos.

De antemão, a nossa alimentação influencia nossa saúde de diversas maneiras, e em diversos aspectos. Através dos nutrientes que fornecemos para o nosso corpo, é possível obter benefícios muito importantes. Isso inclui alimentos capazes de fortalecer os ossos, que pode ser um fator crucial na saúde e bem-estar de muitas pessoas.

De que forma podemos beneficiar os ossos?

Primeiramente, para entender como os vegetais podem ajudar a fortalecer os ossos, é preciso ter em mente alguns detalhes sobre a composição deles. Talvez você já saiba disso, mas o cálcio é o principal componente da composição dos ossos. Logo, ele é um nutriente indispensável para a estrutura óssea como um todo, de forma a permitir que eles sejam saudáveis e fortes.

Por outro lado, apesar do cálcio ser conhecido como o nutriente mais importante para os ossos, também é necessário reconhecer o papel que o magnésio exerce nesse assunto. No caso, é ele que permite com que o cálcio que ingerimos através da alimentação seja devidamente absorvido. Ou seja, ele tem uma participação direta no fortalecimento dos ossos e garante que o cálcio possa cumprir essa tarefa.

Nesse sentido, uma das formas de trazer benefícios para saúde óssea é aproveitar os alimentos ricos em cálcio e magnésio. Portanto, conheça a lista dos mais relevantes a seguir.

Leia mais: Superalimentos podem turbinar sua saúde; conheça alguns deles

10 principais vegetais que vão te ajudar a fortalecer os ossos
Quer fortalecer os ossos? Conheça 10 principais vegetais que vão te ajudar. Foto: Pixabay

Melhores vegetais para fortalecer os ossos

1. Soja

Um dos nutrientes da soja é a isoflavona, a qual exerce uma função similar à do magnésio. Ela permite uma melhor absorção de minerais como o cálcio e reduz a eliminação do mesmo pela urina.

2. Agrião

Esse vegetal é muito utilizado em pratos diversos, seja nas saladas, refogado ou mesmo sucos detox o agrião é uma boa opção de fonte de cálcio.

3. Chia

As suas sementes são uma excelente fonte de cálcio, com cerca de 63mg para cada colher de sopa. Por não ter muito sabor marcante, a chia pode ser incluída na alimentação de diversas formas. Basta umedecê-la e misturar nas vitaminas, iogurte, ou se preferir, salpique in natura sobre a salada (de frutas ou folhas).

4. Feijão

A maioria das pessoas reconhece o feijão como uma grande fonte de ferro, o que ele é de fato. Entretanto, ele também bons níveis de cálcio, tornando ele uma boa opção para fortalecer os ossos.

5. Lentilha

Os benefícios da lentilha já são amplamente conhecidos, porém não é todo mundo que sabe que ela pode servir como fonte de cálcio para os ossos. Aproveite esse alimento nas suas receitas, clica aqui para conferir sugestões.

6. Grão-de-bico

Quando comparado com a lentilha e o feijão, o grão-de-bico é o vegetal leguminoso mais ricos em cálcio, sendo então a melhor opção entre esses três.

7. Couve

Geralmente, vegetais que apresentam uma coloração de verde mais escura, como é o caso da couve, costumam apresentar uma boa quantidade de cálcio.

8. Brócolis

Assim como a couve, os brócolis também são um vegetal de cor verde-escuro com uma boa riqueza de cálcio em sua composição.

9. Couve-flor

Por ser mais uma alternativa de vegetal verde-escuro, a couve-flor também acaba sendo bem rica em cálcio, e deve ser inclusa na dieta.

10. Sementes de gergelim

Você sabia que em cada 100 gramas de gergelim se obtém aproximadamente 400 miligramas de cálcio? Então aproveite para acrescentar esse vegetal na sua dieta para fortalecer os ossos, principalmente se estiver na menopausa. Com ele você pode incrementar suas torradas, usá-lo como leite vegetal e muito mais.

Leia mais: Tem ANEMIA? Confira as 10 melhores opções de sucos para repor o ferro no sangue

TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação