Frutas ácidas: conheça seus principais benefícios, malefícios e efeitos para a saúde

Você gosta das frutas ácidas? A princípio, você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo consume com frequência alguma fruta ácida. Também chamadas de frutas cítricas, elas recebem esse nome justamente por apresentarem um caráter mais ácido.

Contudo, nós nunca devemos subestimar as propriedades delas. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar sobre os principais benefícios, malefícios e efeitos das frutas ácidas para a saúde.

O limão, laranja, mexerica, abacaxi, maracujá e acerola são alguns dos principais exemplos de frutas ácidas, visto que que a grande maioria das pessoas consomem elas com frequência.

E basicamente todas elas são tidas como opções muito saudáveis de alimentos. Por causa de sua riqueza nutricional, o caráter ácido dessas frutas não é algo do qual nós precisamos ter medo, bastando apenas tomar alguns cuidados.

Quais os benefícios das frutas ácidas?

Sem dúvidas, se vamos falar das vantagens dessas frutas para a nossa saúde, não podemos deixar de mencionar a vitamina C. Ela é um nutriente antioxidante, e portanto combate os radicais livres do organismo.

Mas também atua na absorção de ferro e no reforço da imunidade, ajudando até na prevenção de doenças como anemia e escorbuto.

As frutas ácidas também tendem a ser fonte de diversos minerais, especialmente o potássio, que estimula o controle da pressão arterial e das atividades do sistema renal. Ademais, elas ainda contém muitas fibras.

Estas são de longe o nutriente mais importante para a saúde e funcionamento do nosso intestino.

E quais os malefícios das frutas ácidas?

Conforme fora dito, não precisamos ter receio com essas frutas apenas por causa do seu caráter ácido. Essa característica de fato pode se tornar um problema para a saúde em alguns casos.

Entretanto, se você consumir as frutas ácidas moderadamente, sob boas condições de saúde e dentro de uma dieta balanceada, não há absolutamente nada com o qual você precisa se preocupar.

Quais os seus efeitos no estômago?

Novamente, em alguns casos as frutas ácidas são sim nocivas. Um dos poucos, mas também um grande exemplo disso, são as pessoas que sofrem de gastrite ou refluxo. Para elas, a acidez pode desregular o pH do suco gástrico e levar à mais irritações no estômago, prejudicando a saúde do mesmo.

Por outro lado, e por incrível que pareça, em pessoas saudáveis, essa mesma acidez pode até ser aliada do órgão. Acredita-se que ela seja capaz de auxiliar no controle do pH do suco gástrico, melhorando a digestão de comidas.

As frutas ácidas tem efeito nos dentes?

À primeira vista sim, frutas como o limão e laranja, por exemplo, são comumente associadas à efeitos na saúde dental. Isso porque a acidez delas seria responsável por corroer e desgastar o esmalte dos dentes, deixando eles desprotegidos e mais frágeis.

Contudo, na prática, esse problema raramente se concretiza, já que a quantidade e frequência de consumo delas teria de ser bem grande.

Elas podem afetar o nosso ácido úrico?

Por fim, outra característica das frutas ácidas que deixa algumas pessoas receosas é a capacidade delas em elevar os níveis de ácido úrico do organismo. Com isso, elas seriam responsáveis por aumentar o risco de problemas como a gota.

Felizmente não há conexão entre os compostos ácidos dessas frutas com o próprio ácido úrico, até mesmo porque a acidez delas não vai para além do nosso estômago.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915