Gabriel Santana questiona se a cerveja sem álcool é segura no BBB

"Cerveja sem álcool me deixou tonto", comentou o ator no programa

“Será que a cerveja sem álcool é sem álcool mesmo?”, questionou o ator Gabriel Santana, no reality show Big Brother Brasil. A conversa aconteceu na tarde desta sexta-feira (20),  quando outro participante, o médico Fred Nicácio, se declarou apreciador da bebida.

Cerveja sem álcool

“Eu estava na casa de uns amigos e tomei umas três cervejas sem álcool e me senti bem tonto. Fiquei desconfiado se tem alguma porcentagem”, confidenciou o ator.

As cervejas sem álcool são uma boa alternativa para quem tem restrições de saúde ou quer socializar, mas sem ressaca no dia seguinte. Curiosamente, a cerveja sem álcool possui propriedades isotônicas e seus carboidratos auxiliam na reposição de energia. Por esse motivo, a bebida é comumente chamada de “cerveja esportiva”.

Porém, a questão é: Tem álcool?

Continue a leitura: BBB: quais participantes aproveitaram a fama e mudaram a aparência?

Como é feita a cerveja sem álcool?

Todas as cervejas são feitas através de uma combinação de água, malte, lúpulo e leveduras. Portanto, o álcool presente na cerveja é o resultado das leveduras no açúcar do malte durante o processo de fermentação.

Respondendo a dúvida do ator, fabricantes informam que a cerveja sem álcool tem uma quantidade alcoólica residual, contemplando o teor de 0,5%. O valor é considerado seguro para consumo de gestantes e motoristas, segundo especialistas em cerveja.

Em conclusão, uma das hipóteses para o ator sentir tontura, pode estar ligada a baixa resistência ao álcool ou ingestão da cerveja sem hidratação. Consumir bebidas alcoólicas enquanto desidratado diminui a sua tolerância, pois há menos água no sangue capaz de diluir a substância. Antes de consumir álcool, por exemplo, tome um copo de água para se hidratar melhor.

Além disso, para o Código de Defesa do Consumidor o produto não pode ser considerado como publicidade enganosa. O motivo é a lei 8.918/94 que admite cervejas com teor alcoólico igual ou inferior a 0,5% em volume sejam classificadas como “sem álcool”, além de não precisar apresentar no rótulo a advertência “contém álcool”.

Leia mais: Diabéticos podem tomar cerveja? E vinho? Descubra alternativas seguras

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação