Book Appointment Now
Goiaba é low carb? Tem carboidrato? Veja como inserir corretamente na sua dieta
Será que a goiaba é low carb? A goiaba é uma saborosa fruta brasileira facilmente encontrada nos quintais. No entanto, quem está passando por um processo de reeducação alimentar, surgem dúvida sobre o consumo da fruta.
Aliás, para quem está em uma dieta low carb, escolher os alimentos certos pode ser desafiador. No caso das frutas, por possuírem muita frutose, que é carboidrato, a questão se torna ainda mais difícil. Assim, veja hoje no SaúdeLAB como você pode inserir a goiaba em seu plano alimentar.
Quais os nutrientes da Goiaba?
Para saber se você pode consumir a goiaba na sua dieta é fundamenta conhecer sua tabela nutricional. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) publicada em 2011 pela UNICAMP e o Ministério da Saúde, a goiaba é uma fruta que possui baixo teor de carboidrato. Confira:
Goiaba Branca, a cada 100 g de fruta in natura com casca:
- Calorias: 52 Kcal
- Proteínas: 0,9g
- Lipídios: 0,5g
- Colesterol: Não identificado;
- Carboidratos: 12,4g;
- Fibra alimentar: 6,3g
Goiaba Vermelha, a cada 100g de fruta in natura com casca:
- Calorias: 54 Kcal
- Proteínas: 1,1g
- Lipídios: 0,4g
- Colesterol: Não identificado;
- Carboidratos: 13,0g
- Fibra alimentar: 6,2g
Como fica perceptível na tabela, a fruta possui um percentual baixo de carboidratos, sendo sim possível consumir na dieta low carb. Além disso, fica visível a quantidade de fibra alimentar e como ela faz bem ao organismo.
Entretanto, seus benefícios não param por aí. Segundo especialistas, o consumo regular da fruta se torna funcional, ou seja, traz diversos ganhos para o organismo.
Nesse sentido, devido ao seu alto teor de vitamina C e antioxidantes, a goiaba auxilia na boa manutenção do sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. Sim, a goiaba é uma fruta muito saudável.
Além disso, por conter fibras solúveis (6,3 g em média), a fruta ainda melhora a digestão e controla o colesterol alto. Ademais, por conter polifenois, ela também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a função vascular e diminuindo a pressão arterial.
Do mesmo modo, a goiaba ainda é rica em pectina, uma substância que auxilia no bom desenvolvimento da saúde da pele.
Assim, você só tem a ganhar inserindo a goiaba em sua dieta! Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados a fim de os excessos sejam evitados. Isso porque, caso seja ingerida em grande quantidade, ela pode exceder o limite diário de carboidratos que você pode consumir.
Por isso, veja agora como colocar essa fruta em seu plano alimentar de forma correta.
Como inserir a goiaba na dieta low carb?
A goiaba possui poucas calorias e carboidratos, e ainda possui muitas fibras, trazendo a sensação de saciedade. Porém, é vital não abusar de seu consumo. Por exemplo, 3 unidades da fruta consumidas diariamente pode elevar o nível de frutose permitido numa dieta low carb.
Assim, o ideal é consumir apenas 1 ou 2 unidades da fruta por dia.
Nesse sentido, como a maior parte de suas fibras está na casca, é ideal que você não a descasque. Do mesmo modo, você pode incluir a goiaba numa salada durante o almoço ou em um lanche da tarde.
Outra opção é fazer um suco da fruta ou batê-la com outras frutas que também sejam pouco calóricas. Nesse caso, não se esqueça: nunca utilize açúcar.
Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um excelente uso da goiaba em sua dieta low carb!
E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Melão é low carb? Confira os principais benefícios do consumo diário da fruta
TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.