Diabético pode comer jaca? Descubra se é uma fruta proibida

Entenda melhor se a jaca é uma boa ou ruim para que sofre com a diabetes

Independente de se você é diabético ou não, você provavelmente sabe que essa condição de saúde pode limitar bastante os nossos hábitos alimentares. Logo, entender quais alimentos são seguros e quais são prejudiciais, e saber como inserir ele na dieta de forma saudável é uma questão de segurança importante. Portanto venha com o SaúdeLab, veja se diabético pode comer jaca, e saiba como a fruta pode afetar a glicemia.

De maneira geral, a diabetes é uma condição em que a eficiência e aproveitamento da insulina são comprometidos. Como a insulina está diretamente ligada à manutenção dos níveis de glicose, o diabético não é capaz de controlar esses níveis normalmente. Ou seja, a maior prioridade dele é evitar alimentos que possam elevar a glicose do sangue.

Relação entre a diabetes e as frutas

A princípio, nenhuma fruta por si só é capaz de fazer mal para a diabetes. Inclusive, por serem muito nutritivas em sua grande maioria, elas podem beneficiar a saúde tanto de diabéticos quanto de não diabéticos. A questão é que assim como todo alimento, as frutas também contém carboidratos e apresentam um determinado índice glicêmico, dois fatores indispensáveis para entender se quem é diabético pode comer jaca.

Os carboidratos são basicamente os principais compostos por elevar os níveis de glicose do sangue. Nas frutas, eles costumam estar presentes na forma de frutose, que é um tipo de açúcar. Em comparação com outros tipos de carboidratos, a frutose não tão agressiva para a diabetes, mas também não é inofensiva.

Já o índice glicêmico é como se fosse uma escala ou indicador da velocidade em que os carboidratos de um alimento são digeridos e absorvidos. Ou seja, o índice glicêmico sinaliza o quão um alimento é capaz de aumentar a glicemia. Logo, o ideal para diabéticos são alimentos de baixo índice glicêmico, visto que eles levam mais tempo para afetar a glicemia do que os de alto índice glicêmico.

Leia mais: Pode comer jaca de noite? Será que faz mal? Descubra!

Quem é diabético pode comer jaca ou não?

Infelizmente, a jaca é conhecida por ser uma fruta consideravelmente rica em carboidratos. Não é a toa que ela tem um sabor tão doce. Ademais, o índice glicêmico dela é tido como moderado. Ou seja, ela pode não subir a glicemia tão rápido pães e outras massas, mas já faz isso em menos tempo que outras frutas. Nesse aspecto, não é possível afirmar que um diabético pode comer jaca livremente.

Por outro lado, juntamente com os carboidratos e o índice glicêmico, existe um terceiro fator nos alimentos que é bastante relevante para a diabetes, que é a quantidade de fibras. A jaca compensa um pouco a sua quantidade de carboidratos com suas fibras, que são compostos capazes de retardar a absorção dos carboidratos. Com isso, um diabético pode comer jaca sem ter que se preocupar tanto.

A chave para a segurança está na moderação e acompanhamento

Atualmente, sabemos que a diabetes pode ser controlada sem ter que eliminar nenhum alimento da dieta. O segredo para isso está na moderação no consumo dos alimentos, e no acompanhamento dos níveis de glicemia. Obviamente que o acompanhamento medico e uso de determinados medicamentos são indispensáveis em muitos casos. Mas seguindo esses cuidados, um diabético pode comer jaca e qualquer outro alimento que desejar.

Leia mais:  Quem é diabético pode comer beterraba? Veja quais são os efeitos dela

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação