Grávida pode comer açafrão? Ele é benéfico para a gestação, ou faz mal?

Será que grávida pode comer açafrão? Sem dúvidas o açafrão, conhecido também por cúrcuma ou açafrão da terra, é um dos temperos mais populares e utilizados na cozinha. E o melhor é que ele é carregado de propriedades e efeitos benéficos.

O problema é que nem sempre eles são totalmente seguros. Sob esse ponto de vista o SaúdeLab vai ensinar se grávida pode comer açafrão, e se ele é benéfico para a gestação ou faz mal.

De antemão, mesmo sendo um tempero tão usual do nosso dia a dia, o açafrão é considerado um produto medicinal. Por incrível que pareça, existem diversas receitas e dicas caseiras, como o próprio e famoso chá de açafrão, que são empregadas como verdadeiros remédios, e para os mais variados problemas.

Com isso acaba ficando mais claro porque uma mulher gestante tem de tomar cuidado com esse tempero.

Grávida pode comer açafrão ou ele faz mal?

Em suma, durante uma gestação, não há como negar que a saúde da mulher é precisa de uma atenção muito maior. Afinal, além de seu organismo se tornar mais sensível e sofrer com incontáveis mudanças, ela tem de tomar uma série de cuidados para garantir que a gestação não seja interrompida ou sofra algumas problemas.

Logo entender se a grávida pode comer açafrão é considerar a possibilidade de que os efeitos do tempero podem ser nocivos.

Nesse aspecto, infelizmente o açafrão tem apresenta de fato um grande problema. Assim como outras especiarias e temperos, ele possui um efeito abortivo. Ou seja, o consumo do açafrão, especialmente quando em excesso, pode estimular as contrações no útero e levar ao aborto.

Sendo assim não podemos dizer que uma mulher grávida pode comer açafrão sem correr o risco de perder o bebê. Portanto, grávidas devem evitar o açafrão.

O açafrão verdadeiro sofre com os mesmos problemas do açafrão-da-terra

A princípio talvez você já saiba disso, mas existem dois principais tipos de açafrão. O que mencionamos é o açafrão-da-terra, ou cúrcuma, mas o açafrão verdadeiro é outro tempero totalmente diferente.

Por ser muito mais caro e de difícil acesso, ele pode passar a impressão de que é mais seguro. Porém também não podemos dizer que a grávida pode comer açafrão verdadeiro sem riscos, porque ele também é considerado um produto abortivo.

Mas quais são as vantagens de se consumir o açafrão?

Por fim, conforme fora dito, o açafrão é considerado um tempero muito rico em propriedades benéficas. Portanto, independente de se uma grávida pode comer açafrão, é importante conhecer os efeitos que ele pode nos oferecer.

Claro que eles infelizmente não devem ser aproveitados durante uma gestação, mas qualquer pessoa fora dessas condições pode incluir o açafrão no dia a dia e se beneficiar muito. Dito isso, confira a seguir algumas das principais propriedades que podemos obter com o açafrão:

  • Prevenção contra doenças neurodegenerativas
  • Combate contra os sintomas da depressão
  • Inibição do desenvolvimento de alguns cânceres
  • Melhoria nos processos de perda de peso
  • Combate contra alguns problemas que afetam a pele
  • Controle dos níveis de colesterol do organismo
  • Regulagem dos níveis de glicose do nosso sangue
  • Combate de diferentes problemas intestinais
  • Redução e alívio de dores generalizadas

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915