Chá de inhame para engravidar: funciona mesmo, ou isso é apenas mito?

Chá de inhame para engravidar – A princípio,  o inhame é o tipo de vegetal que costuma ser bastante subestimado. Isso porque ele é rico em propriedades muito interessantes. Algumas pessoas dizem que ele pode ser até mesmo aproveitado para fazer um chá que melhora a fertilidade em mulheres.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de inhame para engravidar funciona mesmo, ou se isso é apenas mito.

Atualmente, com os constantes avanços nessa área da medicina, a infertilidade tem se tornando um problema cada vez mais solucionável. Entretanto, mesmo sendo algo antigo, poucas pessoas sabem que existem formas mais caseiras de naturais de favorecer a fertilidade.

E isso pode ser de grande ajuda para mulheres que estão procurando por alternativas para engravidarem.

Chá de inhame para engravidar é bom mesmo?

Primeiramente, para podermos responder a essa questão, precisamos focar em um dos principais compostos do inhame, que é a diosgenina. Essa substância está diretamente relacionada com os níveis hormonais da mulher, bem como com a manutenção da saúde sexual dela como um todo.

No caso, acredita-se que quando a diosgenina é consumida, ela é convertida em diferentes hormônios. Estes são o hormônio folículo-estimulante e o luteinizante, e eles são de extrema importância para a ovulação. Sendo assim, de fato usar o chá de inhame para engravidar é uma boa ideia, visto que ele aumenta a fertilidade.

Sob o mesmo ponto de vista, não podemos deixar de falar dos outros efeitos da diosgenina no organismo. Além de aumentar a fertilidade, ela também contribui para um melhor ciclo menstrual. Ademais, ela uma aliada no combate dos sintomas da TPM e menstruação, e pode promover um aumento no desejo sexual. Logo, é possível usar o chá de inhame para engravidar e garantir a saúde sexual da mulher.

Isso significa que o consumo do chá pode ser ruim para os homens?

Tendo em mente que o chá de inhame para engravidar é bom pois melhora os níveis hormonais das mulheres, alguns homens podem ficar receosos em consumir ele. Mas na realidade a bebida não só é perfeitamente segura para eles, como ainda oferece alguns benefícios bem interessantes. O consumo regular do chá aumenta a imunidade, combate processos inflamatórios e ainda aumenta a disposição no dia a dia.

Como fazer e tomar o chá corretamente?

  1. Comece esquentando aproximadamente um copo de água filtrada em uma panela sob o fogo.
  2. Quando a água estiver fervendo, acrescente um inhame médio na panela, ou apenas as cascas dele.
  3. Feito isso, já pode desligar o fogo, tampar a panela, e deixar a infusão ocorrer por cerca 5 minutos.
  4. Por fim, passado o tempo, já pode coar a água se servir do chá.

Enfim, em relação a forma de consumo do chá de inhame para engravidar, o ideal é que ele comece a ser feito nas duas primeiras semanas do seu ciclo menstrual. Se possível, procure beber o chá quando estiver de jejum pela manhã. Um copo diariamente tende a ser suficiente para estimular a ovulação e elevar a probabilidade de gravidez.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915