Qual o perigo do espinafre para saúde? Surpreenda-se com a resposta

Você sabe qual o perigo do espinafre? Aliás, à primeira vista, o espinafre é um alimento bastante saudável. Assim como a grande maioria dos vegetais, ele é nutritivo e oferece diferentes benefícios.

Contudo, há quem diga que o seu consumo nem sempre é inteiramente seguro para o nosso organismo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba qual o perigo do espinafre na saúde e fique por dentro de seus efeitos.

Vegetais folhosos no geral apresentam propriedades nutricionais bem únicas. Incluir eles na dieta pode fazer muitas maravilhas para o bem-estar e funcionamento do nosso corpo.

Mas de fato existem vegetais que, dependendo do contexto e forma de consumo, possuem alguns pontos negativos. Resta saber se isso se aplica ao espinafre e, se sim, como ele pode ser prejudicial para nós.

Qual o perigo do espinafre para a saúde?

De antemão, para respondermos essa questão, precisamos focar no ácido oxálico presente no espinafre. Conhecido também por oxalato, essa substância por si só não representa nenhum risco muito grande.

Mas dependendo da quantidade consumida, das suas condições de saúde ou hábitos alimentares, ele se torna prejudicial.

No caso, ácido oxálico afeta a saúde do nosso sistema renal. Isso porque ele aumenta a concentração de oxalato da nossa urina, o que leva a formação de cálculos renais. Esse fenômeno é especialmente prejudicial para quem já sofre de algum problema no sistema renal prévia, como a própria insuficiência renal.

Sob o mesmo ponto de vista, não podemos responder qual o perigo do espinafre de forma completa sem falarmos sobre a interferência do ácido oxálico na absorção de nutrientes.

Em suma, ele inibe ou dificulta o aproveitamento de minerais como o ferro e cálcio, que são indispensáveis para os glóbulos vermelhos e ossos, respectivamente. Logo, se sua dieta não contempla uma quantidade boa desses minerais, o espinafre pode facilitar a deficiência deles.

Com moderação e atenção aos detalhes, o espinafre é inofensivo

Conforme fora dito, o espinafre e vegetais folhosos no geral são nutritivos e saudáveis. Portanto é importante não deixar esses riscos oferecidos pelo espinafre interferirem no consumo do vegetal.

Sabendo qual o perigo do espinafre, fica claro que ele só precisa ser consumido com moderação, incluído em uma dieta balanceada, e evitado apenas por pessoas que já tem problemas renais. Seguindo esses cuidados, ele é inteiramente benéfico.

Principais benefícios do espinafre para a saúde

Por fim, agora que você entendeu melhor a questão de qual o perigo do espinafre, vale a pena conhecer os muitos pontos positivos dele. O vegetal é fonte de uma grande variedade de minerais e vitaminas, além de conter compostos fenólicos variados.

Através dessa composição nutricional, ele exerce efeitos anti-inflamatório, antioxidante e muitos outros. E com esses efeitos, o consumo do espinafre no dia a dia passa a oferecer benefícios como:

  • Melhor controle da diabetes
  • Manutenção da estrutura e saúde óssea
  • Combate e prevenção contra cânceres
  • Proteção e conservação da saúde dos olhos
  • Auxílio nos processos de perda de peso
  • Inibição do envelhecimento precoce
  • Controle da pressão arterial dos vasos
  • Melhoria geral do sistema imunológico
  • Proteção do sistema cardiovascular
  • Manutenção da saúde e atividades cerebrais

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação