Grávida pode tomar chimarrão, ou a bebida é perigosa para a gestação? Saiba mais

Durante a gestação, é preciso ter todos os cuidados possível com a alimentação

Dentre as inúmeras bebidas típicas que as regiões do Brasil possuem, o chimarrão é sem dúvidas uma das mais populares, ou ao menos uma das mais conhecidas. Porém mulheres gestantes ficam com medo de experimentar o chá, por receio dele afetar a saúde do feto de alguma forma. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se grávida pode tomar chimarrão, ou se a bebida é perigosa para a gestação.

Durante a gravidez, a mulher precisa ter uma atenção constante com a suas refeições. Tudo o que ela consome pode afetar a formação e saúde do feto. Apesar dos cuidados não se limitarem à sua alimentação, ela costuma ser uma das principais responsáveis por problemas de desenvolvimento do feto e complicações na gestação. Com isso, questionar se a grávida pode tomar chimarrão acaba sendo uma importante questão de segurança.

Do que o chimarrão é feito?

Por incrível que pareça, o chimarrão nada mais é que uma bebida feita com erva-mate, utilizando água quente como se fosse um chá. Dependendo de como a erva é produzida e da temperatura da água, a bebida passa a ter outro nome. Por isso o chimarrão é comumente confundido com o tereré, que utiliza a mesma erva como base, mas é preparado utilizando água fria.

Em relação as suas propriedades, a erva-mate garante ao chimarrão laxativas e digestivas, que beneficiam muito o sistema digestivo, e fornece uma grande variedade de minerais para o nosso organismo. Ela também tem um efeito similar ao café, ajudando a nos manter mais ativos e dispostos durante o dia. Por fim, por ser preparado com água quente, o chimarrão também age como diurético, favorecendo a saúde do sistema renal.

Leia mais: Chá de Erva-Mate: conheça os benefícios, cuidados e como preparar corretamente

Grávida pode tomar chimarrão ou não?

Agora que você conhece melhor a composição do chimarrão, será mais fácil de entender se grávida pode tomar chimarrão. Um dos motivos pelo qual o chimarrão age como o café no nosso organismo é que ele também contém cafeína. Em junção com a teofilina, ela faz do chimarrão um potente estimulante. O problema é que ambas as substâncias estão relacionadas à problemas na formação do feto, especificamente no crescimento dele.

Sob o mesmo ponto de vista, a teofilina e a cafeína também podem ser responsáveis por reduzir o peso do feto, aumentar o risco de parto prematuro, e outros problemas gestacionais. O que complica ainda mais a questão é que não se sabe de uma dose da bebida que possa ser completamente segura para a gestante Sendo assim, é impossível afirmar que uma grávida pode tomar chimarrão sem correr nenhum risco. Portanto, é mais seguro que a gestante evite o consumo de chimarrão durante a gravidez.

Hipertensos e ansiosos também devem evitar o chimarrão

Infelizmente a mesma ação estimulante do chimarrão que é prejudicial para as gestantes também pode afetar a ansiedade. Portanto, se você é ansioso ou tem histórico dessa doença, o ideal é que você evite o consumo. O mesmo vale para quem sofre de pressão alta, mas dessa vez o motivo por trás dessa restrição é o fato de que o chimarrão é capaz de estreitar os vasos sanguíneos, fenômeno que é perigoso para os hipertensos.

Leia mais: Cúrcuma faz mal para pressão alta? Saiba de que forma ela afeta seu organismo

A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação