Pode comer ovo com febre? Saiba como a nossa alimentação afeta o sintoma

Por ser um alimento básico, costumamos não considerar que o ovo pode fazer mal

Apesar de ser um sintoma de incontáveis doenças, a febre costuma se manifestar principalmente em casos de gripe, infecção ou resfriado. Porém o que a maioria das pessoas não sabe, é que nossa alimentação pode piorar a febre consideravelmente, dependendo de qual comida consumirmos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se pode comer ovo com febre, e como a nossa alimentação afeta o sintoma.

De certa forma, a febre é um sintoma que subestimamos muito. Ela é um dos mecanismos de defesa que nosso organismo possui para combater certos microrganismos infecciosos. Em compensação, se a febre não for devidamente remediada, esse mecanismo de defesa passa a ser bem prejudicial. Portanto é muito importante entender o papel da alimentação no controle da febre.

O que comer e não comer quando se está com febre?

Como a febre é um sintoma que eleva a temperatura do nosso corpo para combater uma doença, alimentos quentes, especialmente café e chá, favorecem esse fenômeno. Ou seja, eles podem elevar demais a temperatura corporal. Ademais, todo alimento que for muito pesado para a digestão, como pratos gordurosos ou apimentados, tira o foco do organismo no combate a doença que está causando a febre. Portanto, esse tipo de comida perpetua o sintoma.

Agora em relação aos alimentos que ajudam a combater a febre, geralmente as melhores opções são alimentos naturais. O kiwi, limão e outras frutas ricas em vitamina C são grandes aliados do sistema imunológico, de forma a melhorar o combate de doenças que causam a febre. Já alimentos ricos em probióticos, como a couve, repolho e soja, favorecem o funcionamento das bactérias benéficas do nosso organismo, que ajudam a reduzir a febre diretamente.

Leia mais: Frutas que não pode comer com febre: será que isso realmente existe?

Pode comer ovo com febre ou não?

À primeira vista, não há nada que estabeleça uma relação entre o consumo de ovo, e a piora da febre. Portanto, pode comer ovo com febre sim. Inclusive, por incrível que pareça, ele pode até ser benéfico para tratar o sintoma, graças a alguns dos nutrientes que o ovo possui, especificamente as duas vitaminas e proteínas.

No caso, além das proteínas do ovo serem de fácil digestão, elas também servem como um recurso energético para o sistema imunológico. Com isso, ele pode combater o agente causador da febre com maior eficiência. Enquanto isso, as vitaminas do ovo, em especial as B6 e B12, garantem um bom funcionamento geral deste mesmo sistema. Ou seja, elas ajudam tanto a reduzir a febre, como a impedir que ela se estabeleça.

O ovo só é benéfico se você preparar corretamente

Talvez o que deixe algumas pessoas na dúvida de se pode comer ovo com febre ou não seja o fato de que, dependendo do preparo que ele recebe, o ovo pode ser prejudicial para a saúde. Por exemplo, comer um ovo frito faz com que ele seja muito mais gorduroso. E conforme fora dito, alimentos gordurosos, que são digeridos com dificuldade, acabam impedindo que uma febre possa ser controlada corretamente.

Sob o mesmo ponto de vista, também é preciso tomar cuidado com ovos de gema mole, ou que estão muito crus. Eles podem conter a bactéria causadora da salmonelose. Essa é uma doença infecciosa que dá muito trabalho para o nosso sistema imunológico, e possui a febre como um de seus sintomas. Portanto, estando com febre ou não, procure consumir o ovo cozido e de gema dura.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer ovo ou não? Entenda os riscos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação